Aprender um novo idioma é uma experiência muito gratificante e útil em nossa vida mas muitas vezes pensamos que determinados idiomas são difíceis de aprender, no caso do idioma russo, ele leva uma vantagem ele se lê como se escreve (a diferença de outros idiomas em que a pronuncia difere muito), isto quer dizer que se uma pessoa aprende o alfabeto russo «já pode ler» diferentes palavras e compreende algumas coisas elementais, mas há uma parte do idioma que exige mais tempo,é o seu sistema de declinações(forma como a palavra termina ja seja objeto direto ou indireto em uma oração) e alguns critérios da sua gramática.
Muitas pessoas pensam que o idioma russo é difícil de aprender devido a forma como se apresentam as letras( algumas são ao contrario ou tem caracteres muito diferentes)mas uma vez que nos familiarizamos com tais letras , o processo de aprendizado se torna mais simples, este é um fator a tomar em conta sobre tudo na parte inicial do nosso processo de aprendizado.
Outra coisa que devemos considerar é o ambiente de ensino, não é a mesma coisa aprender o idioma por conta própria o de aprender com um instrutor qualificado( ou aprender o idioma com um nativo) também não é a mesma coisa aprender um idioma de maneira presencial em vez de aprender idioma russo on-line, todos estes fatores podem influenciar de maneira considerável no nosso tempo de aprendizagem.
Existe outro fator que são «as barreiras» que o aluno tem no momento de aprender qualquer uma nova habilidade, por exemplo, muitas crianças tem facilidade para prender qualquer idioma entre os 4 -7 anos, isto se deve a que simplesmente eles não pensam que o idioma é difícil, outra coisa que devemos ter em conta é a facilidade que as crianças ter de pôr em pratica oque aprenderam, enquanto que um adulto pode ate ter certa facilidade para «estudar o idioma «, mas tem dificuldade de colocar em “pratica” (seja por medo ou vergonha) em contrapartida as crianças simplesmente utilizam e põe em pratica em seu dia a dia os novos termos ou palavras que aprenderam( além do que não sentem medo no momento de utilizar o idioma).
Como podemos ver, considerar o idioma russo como «difícil de aprender» é muito subjetivo,mas dependerá de nós o quão rápido possamos aprender este idioma tão interessante.
Imagem de ..zuzu.. vía Flickr.

6 replies to "O Idioma russo é difícil?"

• admin

Falar russo traz muitas vantagens econômicas sim, desde que haja interesse pessoal, não esqueça que somos BRICS fazemos parte do mesmo bloco de desenvolvimento e as nossas relações com a Federação da Rússia estão cada vez mais sólidas.

• Guilherme

Falar russo traz alguma vantagem econômica? Por exemplo, algumas empresas japonesas empregam profissionais sem experiência para cargos que exigam domonio da lingua japonesa. Qual a perspectiva de trabalho no Brasil e na Rússia para quem fala português e russo? Obrigado.

• admin

João é difícil estipular tempo pelo fato de cada pessoa ter uma dinâmica ou assimilação diferente da outra. Podemos afirmar que sem dúvida a pessoa desenvolve muito rápido pelo fato da necessidade de ter que usar a língua uma vez que está no país.

• João Faustino Jr

Achei interessante, ( embora provavelmente não serei respondido)
      Uma pessoa que está começando a aprender o idioma russo hoje e está morando numa cidade da Rússia tendo aulas da Lingua 4 vezes vezes por semana, quanto tempo aproximadamente levará para se tornar fluente em russo, se ele se dedicar é claro.??!

• admin

Ola João. ALAR tem o curso on line, e oferecemos todos os verões na Russia cursos de poucas semana do idioma também, estamos ja fazendo as inscrições, temos uma turma grande que ira para Sâo Petersburgo. se quiser pode entrar em contato, os telefones são (41) 3387-8791 (41) 9707-7111 ou pelo e-mail scapriles@faculdadesrussas.com.
      Saudações.

• João Pedro

Eu gostei desse blog (:
      e cheguei nele atraves da minha curiosidade pelo idioma russo..
      achei bem interessante esse idioma, e queria muito aprende-lo, só não sei como ‘-‘
      Parece que no Brasil não ah escolas que oferençam cursos desse idioma, ao menos também no meu estado(Goiás)..