Aprender o idioma russo é muito importante para os estudantes latino-americanos que estão iniciando seus estudos na Rússia, no entanto, este processo de aprendizagem não se limita aos estudos realizados na faculdade de idioma e nivelamento acadêmico (que dura um ano e são realizados previamente aos cursos de graduação ou pós-graduação), mas também abrangem outras áreas, como a interação e vida social com os estudantes russos.

E o meu curso de idioma russo?

Estudar a língua russa na faculdade de idiomas é muito importante, mas se estes conhecimentos aprendidos em sala de aula não forem aplicados na «vida real» (ou fora da sala de aula) o processo de aprendizagem do idioma pode «prolongar-se» o que pode trazer algumas dificuldades ao novo estudante em seu processo de adaptação. Em nossas experiências, temos percebido que os estudantes que possuem uma «vida social» ativa na Rússia tendem a aprender a língua russa mais rapidamente e se adaptam melhor a cultura russa e ao ambiente universitário se compararmos aos estudantes que não têm uma vida social ativa.

Apesar de que existem muitos estudantes latino-americanos com os quais podemos nos comunicar em espanhol durante os primeiros meses, é muito importante que o novo estudante procure se relacionar mais com os estudantes russos, pois isso o ajudará a acelerar seu processo de aprendizagem do idioma (o que é muito importante para sua adaptação à cultura Russa).

Como posso me relacionar com os estudantes russos?

Uma boa dica para alcançar esse objetivo é participar de eventos culturais e atividades sociais da cidade onde estivermos realizando os nossos estudos universitários (ou de pós-graduação), isso permitirá ao aluno interagir com mais pessoas e praticar o idioma russo na «vida real» acelerando assim o seu processo de aprendizagem e adaptação. Também é recomendável participar de todos os eventos da universidade (esportivas, culturais, concursos, etc.), além de frequentar festas e reuniões sociais organizadas pelos amigos e colegas de estudo na Rússia.

Qual é a sua opinião sobre esta questão? Você acha que participar de eventos sociais é importante para melhorar os nossos conhecimentos do idioma russo?