Ter amigos é fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal e social. Atualmente existem muitos estudantes latino-americanos que nos perguntam se podem viajar para a Rússia na companhia de um amigo e se é possível estudar com ele na mesma turma de graduação ou pós-graduação. Para tirar essas dúvidas elaboramos esse artigo com os pontos que devem ser levados em consideração ao tomar essa importante decisão.

Nível de amizade

Se trata de um caso bem particular, mas devemos considera-lo no momento em que planejamos tomar uma decisão desse tipo, embora estudar em outro pais envolva uma série de desafios e situações difíceis, devido a diversos fatores (distância, adaptação a cultura, etc…), viajar com amigo não significa necessariamente que as coisas serão mais fáceis para você. Além disso, existem diferentes níveis de amizade e confiança, pois uma há uma grande diferença entre uma amizade desde a infância e uma amizade de apenas dois ou três anos, da mesma forma que não se compara um colega de escola com um amigo de convívio, todos esses fatores são muito importantes, já que é possível que ocorra diferentes situações durante sua estadia na Rússia que possam gerar problemas de amizade e comprometer os nossos estudos.

É importante nos perguntarmos… O que acontecerá se um de nós dois não se adaptar bem a Rússia e desejar voltar ao país de origem? Discutiremos por isso? O que acontecerá se a nossa amizade terminar durante a viagem? Como afirmarmos, esse assunto é muito pessoal e ao mesmo tempo serve como base para se tomar a importante decisão de viajar com um amigo para estudar em outro país.

Entender que se trata de um ambiente completamente diferente

É importante entendermos que uma coisa é ter um amigo em sua própria cidade (onde cada um tem sua família por perto e um ambiente social em comum) e outas coisa muito diferente é estar em outro país com uma cultura muito distinta e não ter familiares próximos. Esta mudança de ambiente pode fazer com que a amizade não permaneça tão sólida e compatível como era no início.

Diferentes metas e objetivos

Cada pessoa tem suas próprias metas e objetivos, por exemplo, existem pessoas que podem ter como meta permanecer no país no qual decidiram estudar, enquanto outras preferem voltar ao seu país de origem; também pode ocorrer que ambos tenham interesses diferentes no que tange aos estudos, pois um pode desejar tirar sempre boas notas, enquanto o outro queira simplesmente se aprovado. Ainda pode ocorrer que viajando duas pessoas, uma delas possa se adaptar melhor a cultura e clima do país, enquanto a outra não. Também é importante deixar bem claro que uma coisa é o nível de amizade e outra bem diferente o nível de compromisso com os estudos e futura carreira profissional.

Processo de inscrição

Todas as pessoas que têm interesse em estudar na Rússia precisam passar por um processo de inscrição que estará limitado ao número de vagas, as graduações e pós-graduações disponíveis e a data da viagem. Sendo assim, se dois amigos desejam viajar juntos para a Rússia para estudar na mesma universidade (na mesma convocatória) é possível que seja difícil que ambos processos coincidam exatamente em tudo, por isso se recomenda que ambos amigos planejem a viagem com certa antecedência com o objetivo que fazer com que ambos possam estudar na mesma universidade ou cidade e possam assim viajar sem nenhum tipo de inconveniente, neste caso, seu plano de ação para viajar para a Rússia deverá ser bem meticuloso e preciso para que possa alcançar êxito.

Alojamento ou moradia

As universidades russas possuem alojamentos estudantis de baixo custo, no entanto, isto não significa que os dois amigos serão alojados no mesmo quarto ou no mesmo edifício, já que o processo de seleção e distribuição de moradias é individual, ou seja, mesmo que ambos se inscrevam juntos pode ser que eles não sejam direcionados para a mesma moradia. Uma alternativa seria conseguir alugar uma casa particular na cidade (fora do alojamento estudantil), no entanto, na maioria dos casos o custo será maior, além de ficar a uma distância maior da universidade.

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia pode entrar em contato conosco ou escrever a sua pergunta mais abaixo (seção comentários).

Imagem de Mariano Mantel via Flickr.com sob licença de creative commons.