Você tomou a decisão de estudar na Rússia, no entanto, quando comenta isso com os seus amigos, se surpreende com as reações deles (positivas e negativas, embora a maioria sejam negativas), chegando a escutar coisas como: por que viajar para a Rússia? é um país muito distante, faz muito frio, como vai aprender a língua? se você for roubado ou sequestrado? Eu ouvi de um amigo… etc. Neste artigo iremos compartilhar alguns pontos que você deve levar em conta, ao ouvir comentários como estes:

Seus amigos do presente não serão necessariamente os seus amigos no futuro

É importante compreender que mesmo que existam amizades de toda uma vida, a maioria dos nossos amigos atuais não serão necessariamente parte do nosso círculo social futuro, como o passar dos anos é iremos mudar de amizades e de ambiente social (amigos da escola, faculdade, trabalho, etc.) algumas vezes, portanto ao terminar o ensino médio (regular ou supletivo) é possível que as amizades conquistadas não sejam tão fortes em um futuro próximo (ainda que você esteja estude ou more na mesma Cidade).

Os seus amigos não têm as mesmas metas e objetivos que você

Cada pessoa tem suas próprias metas e objetivos, o que faz com que cada um pense de forma diferente, por exemplo, é possível que você deseje estudar engenharia aeronáutica na Rússia e que seu melhor amigo queira estudar arquitetura na cidade onde mora (o que é perfeitamente normal) e assim como você respeita a decisão dele de cursar sua faculdade em determinado lugar, o seu amigo também deve respeitar sua decisão de estudar na Rússia. Cada pessoa tem diferentes metas e objetivos na vida, há pessoas que não querem fazer um curso universitário ou se dedicar aos negócios da família, etc. todas estas decisões são válidas, pois são baseadas no ponto de vista de cada pessoa. É importante que perceba, que a decisão de estudar uma graduação universitária (em um local específico) se trata de algo muito importante na sua vida, por isso é recomendável que todos tomem essa decisão pessoalmente e sem quaisquer pressões.

Nenhum dos seus amigos estudaram na Rússia

Como vimos em um artigo anterior intitulado Estudar na Rússia: a importância de não fazer caso das opiniões alheias é importante buscar conselhos e ajuda de pessoas que já alcançaram o que desejamos, ou seja, se temos dúvidas sobre como é estudar na Rússia não é aconselhável ouvir opiniões de alguém que nunca tenha estudado lá. Devemos ter em mente que é pouco objetivo pedir uma opinião (ou fazer caso) de uma pessoa que não tenha vivido essa experiência (estudar ou graduar-se em uma universidade russa), devido isso a melhor fonte de opiniões e/ou conselhos são os testemunhos outros estudantes latino-americanos na Rússia que já alcançaram ou estão alcançando o que você pretende alcançar.

Teus amigos gostam de você e te estimam muito

Como vimos em nosso artigo intitulado Minha família não quer que eu estude na Rússia, o que devo fazer? às vezes quando alguém nos quer bem (nos ama) pode nos prejudicar tentado nos prender ao seu lado, é importante compreender que às vezes o melhor na opinião de alguém, que queremos ou amamos, não é aquilo que queremos de fato para nossa vida. Pode acontecer, muitas vezes, que o simples fato de tentar no “manter próximo» nos «desanime», se bem que nossos amigos conscientemente desejem que tudo corra bem conosco, inconscientemente preferem que fiquemos ao seu lado (o que pode não ser a melhor opção para o nosso futuro ou desenvolvimento pessoal).

Separar a amizade do ambiente profissional

É importante saber separar o pessoal do profissional, não podemos conservar amizades (ou ouvir seus conselhos) se isso prejudicar o nosso desenvolvimento profissional, devemos nos lembrar que o nosso futuro profissional está intimamente ligado ao nosso desenvolvimento como indivíduos e com nossa família….

É possível fazer novos amigos na Rússia

Algo que devemos ter em mente é que, da mesma forma que conquistamos nossos amigos atuais, também podemos fazer novos amigos no futuro. Embora muitos não acreditem nisso, no mundo existem muitas pessoas que compartilham dos nossos pontos de vista e valores, com os quais podemos nos dar muito bem. Também é importante compreender que tais pessoas estão em todos os lugares, e se nós nos negarmos essa oportunidade, de estudar ou viver em outro país, nunca conheceremos estas pessoas, que podem tornar-se nossos amigos por toda a vida.

Qual a sua opinião sobre esse assunto? Possui amigos que não querem que você estude na Rússia?

Imagem de Alfredo Castilla via Flickr.com sob licença creative commons.