Se você se sente inclinado pelas ciências e tem vocação para ajudar as pessoas, uma graduação na área da saúde pode ser a mais indicada para você, no entanto, antes de tomar uma decisão lhe recomendamos que leia este artigo na íntegra, pois neles expomos várias características imprescindíveis para todo profissional da saúde, independente da especialidade escolhida.

Os profissionais da área da saúde trabalham em equipe para cobrir as diferentes áreas envolvendo doenças, tratamentos e cuidados aos pacientes, visando melhorar a saúde dos feridos, enfermos ou pessoas com algum tipo de deficiência. Conheça as universidades que oferecem graduações e especialidades na área da saúde na Rússia no seguinte link.

Quais são estas características?

1. Vocação para servir

Muito se fala em vocação para servir, mas na verdade isso inclui ter a disposição em servir ao próximo de forma constante, mantendo a qualidade no trato. Conheça as universidades russas mais requisitadas aqui.

2. Empatia

Um bom profissional de saúde deve saber se pôr no lugar dos seus pacientes para entender suas necessidades, por isso, deve se mostrar interessado em conhecer essas necessidades e atende-las.

3. Firmeza

Nessa área se apresentam inúmeras situações estressantes, tanto para o médico como para o paciente ou familiares, que alteram seus estados de ânimo, circunstancias que o profissional da saúde deve manejar com cuidado, calma e tranquilidade.

4. Boa comunicação

Uma boa comunicação é imprescindível, tanto para se relacionar com os pacientes como com os seus familiares e inclusive com outros profissionais da saúde (necessária para um bom ambiente de trabalho).

5. Interesse em se manter sempre atualizado

Os conhecimentos na área da saúde estão em constante atualização, por isso, os profissionais devem demonstrar interesse genuíno em continuar aprendendo, seja através de livros, seminários, cursos, etc… Como mencionamos em nosso artigo anterior intitulado É fácil ou difícil estudar Medicina na Rússia?

6. Flexibilidade

Sabemos que todo médico deve seguir certas regras e normas padrões para o atendimento ao paciente, mas diversas situações do dia-a-dia de um hospital dependem de certo critério médico para solucioná-las. Sendo assim, os profissionais devem ter a mente aberta para se adaptar a novos processos ou formas de atender as necessidades do paciente.

7. Respeito

O respeito ao paciente se deve dar de muitas maneiras e manter a confidencialidade é uma delas, para que o relacionamento entre o médico e seu paciente seja duradouro e colaborativo.

Quais os campos de atuação de um médico?

O profissional médico pode atuar em empresas privadas, companhias de seguros, consultórios particulares, clínicas odontológicas (caso formado em odontologia), serviços públicos de saúde e em universidades, como docentes.

Existem diversos depoimentos de jovens latino-americanos que viajaram para a Rússia com o objetivo de realizar uma graduação em medicina, bem como de médicos latino-americanos que viajaram para cursar uma especialidade médica. Escutar a experiência e o ponto de vistas destes profissionais pode nos dá uma ideia mais clara sobre o que significa estudar na Rússia (veja depoimentos da ALAR no seguinte link).

Se sente interessado em estudar uma graduação na área da saúde na Rússia?

Se você tem alguma dúvida sobre como estudar uma graduação em medicina na Rússia pode entrar em contato conosco ou escrever sua dúvida mais abaixo (seção comentários).

Imagem de RolandCliff via Flicker.com