Nós seres humanos estamos, por natureza, em constante conflito físico, mental e espiritual, realizando atividades que, de acordo com a sociedade, devemos cumprir como indivíduos atuantes que somos dentro do meio social em que vivemos. Dentre essas atividades encontramos as de ordem acadêmica que nos outorgam títulos universitários de acordo com a especialidade que procuramos fazer.

Dependendo da área onde nos encontramos, começamos nossa vida de estudante a partir do maternal, logo avançamos para o ensino fundamental I e II, e em seguida para o ensino médio, até chegarmos ao curso universitário, que nos proporcionará uma profissão, através da qual vamos contribuir através do seu trabalho para com a sociedade em que vivemos; seja como médico, advogado, professor, administrador e inúmeros outras carreiras que podemos seguir. Para saber como escolher uma carreira universitária você pode ler o artigo anterior intitulado  Passos fundamentais que devemos seguir no momento de escolher o nosso curso universitário.

Nessa última etapa de sua vida estudantil que você definirá sua futura profissão, para isso precisará saber onde vai cursá-la, qual a melhor universidade, se a mesma fica próxima de sua casa ou não, etc… Agora, imagine se a universidade que você escolher ficar do outro lado do mundo, então as suas dúvidas se multiplicarão e trarão consigo uma série de temores e receios que lhe castigarão durante todo o período que envolverá essa importante decisão.

Nesse artigo lhe traremos algumas recomendações para que possa decidir se deve ou não estudar no exterior:

O que deseja estudar?

ira coisa que você precisa saber, sem titubear, é o curso que deseja fazer. Procure pesquisar e conhecer primeiramente isso, sendo sincero consigo mesmo acerca da decisão que deseja tomar. Como mencionamos anteriormente leia o nosso  artigo para que saibas como tomar essa grande decisão.

É seguro estudar exterior, principalmente na Rússia?

É compreensível que sinta medo ante a decisão de estudar longe de casa, já que que surgirão dúvidas como estas: como será o lugar onde vou ficar? Como saberei se vou gostar da universidade? Será que os meus professores serão bons? Será que estarei seguro no local onde vou morar, durante minha estadia?. É normal sentir uma onda de incertezas diante de tal momento, mas algo deve ser dito: não fique parada remoendo suas dúvidas sobre como é estudar fora, principalmente na Rússia! Sabendo que seu destino universitário está em outro lugar, procure pessoas capacitadas de empresas como a ALAR, para que receba orientações e apoio, tornando seu caminho bem mais fácil.

Devo cursar toda minha carreira universitária no exterior?

Talvez você queira apenas fazer uma graduação universitária no exterior, mas também é possível fazer mestrados, especializações médicas (na sua área) e doutorados. Você poderá saber informações sobre cursos e custos com a ALAR, aqui.

Lhe convidamos a ler o artigo 7 razões pelas quais você não deve estudar na Rússia para que faça uma lista comparativa de prós e contras, conforme as suas necessidades e expectativas.

Você gostou do artigo? Deseja ser o próximo a viajar para a Rússia e fazer algum curso?

Se deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode entrar em contato conosco ou escrever a sua dúvida mais abaixo (seção comentários).

Imagem de Pablo Pola Damonte via Flickr.com sob licença de creative commons.