Existem momentos na vida que requerem que decisões sejam tomadas, sejam elas de cunho pessoal, acadêmico ou profissional; podendo implicar na saída da nossa zona de conforto, do nosso ambiente social, do convívio com nossos familiares e amigos; enfim, a decisão é nossa: de mudarmos ou não para um país diferente do que nascemos e vivemos.

É normal que surjam certas dúvidas e medos, já que teremos que tomar essa decisão sozinhos. Será um novo começo para nós, e todo novo começo é difícil a princípio, mas à medida que o tempo for passando nos daremos conta de que valeu a pena ter tomado a decisão que tomamos.

A seguir compartilharemos alguns aspectos que nos ajudará saber se estamos ou não preparados para viver em outro país:

Você gosta de aventuras?

Se você é uma pessoa que se sente à vontade enfrentando novos desafios, ainda que sinta certo temor a princípio, então pode aventurar-se em conhecer um novo país. Lembre-se de que as vezes o nosso destino nos leva a muitos lugares (muitas vezes mudando de residência, cidade estado e até de país).

Atreva-se a conhecer novas culturas e experimentar outros ambientes totalmente diferentes do seu.

Você tem habilidade para aprender novos idiomas?

Uma das coisas que sempre nos impedem de conhecer outro país é a nossa dificuldade em lidar com um idioma diferente, como inglês, russo, francês, italiano, português, mandarim, e muitos outros. Todavia, se você gosta de aprender novas línguas e tem facilidade de se adaptar a outras culturas, não espere mais e se atreva a conhecer outro país.

Você deseja fazer um curso universitário?

Se você precisa fazer algum curso universitário, mas o curso que escolheu não é ensinado em seu país, não desanime! Procure alternativas em outros países; pois, poderá encontrar muitas outras opções que seguramente irá gostar e realizar o seu grande sonho de conseguir um título universitário.

Se já tem um diploma e deseja ter maior destaque fazendo uma pós-graduação no exterior, procure as opções disponíveis. A ALAR está a sua inteira disposição para lhe assessorar em tudo o que precisar. Conheça as opções oferecidas aqui.

Deseja crescer profissionalmente?

Muitas vezes acontece, principalmente com os latino-americanos, de alcançarmos nossas metas no âmbito profissional e sentimos ter atingido o topo das exigências profissionais do nosso trabalho.

Se você sente vontade de produzir muito mais em termos profissionais, mas acredita que o atual posto de trabalho não exige o máximo que possa render, busque oportunidades em outros países, onde o ambiente de trabalho é mais competitivo e requer maior esforço de sua parte.

Você pode inclusive se aperfeiçoar no seu ramo profissional cursando mestrados e doutorados, dependendo da sua área de atuação.

Você gostou desse artigo? Deseja conhecer e viver em outro país?

Se deseja saber como estudar na Rússia, pode se inscrever para receber o nosso boletim informativo e ter acesso ao nosso artigo intitulado Como estudar uma graduação e pós-graduação na Rússia, ou pode escrever a sua pergunta mais abaixo (seção comentários).

Imagem cortesia da ALAR – Estudos na Rússia