Hoje conheceremos Juan Carlos Jácome, um estudante de Veracruz, México; que viajará para Rússia, com o objetivo de estudar História na Universidade Russa da Amizade dos Povos RUDN em Moscou, Rússia.

Porque você escolheu estudar na Rússia?

Porque apresenta alto nível educacional, também se trata de um país com muita cultura, e para a carreira que pretendo seguir me parece muito interessante. A vi como uma boa opção.

Como você conheceu a ALAR…

Fiquei sabendo da ALAR, enquanto pesquisava na internet, visitei o site e gostei, então, entrei em contato, realizei os trâmites e contei com a assessoria da ALAR para estudar na Rússia.

Qual a sua opinião sobre a assessoria prestada pela ALAR?

Bem… a assessoria da ALAR me ajudou praticamente em tudo, apenas tive que enviar os documentos solicitados e eles fizeram todo o resto, no que se refere a gestão da universidade, fizeram tudo. Eles me facilitaram o caminho.

Você tinha conhecimento do idioma russo antes da viagem?

Já sabia ler o cirílico, sabia o abecedário, e com os cursos enviados pela ALAR, tenho um pouco mais de conhecimento no que se refere as regras ortográficas e a pronuncia; na verdade, creio que já vou um pouco mais preparado para fazer o curso de um ano do idioma russo.

O que você sabe sobre a Rússia e sua cultura? O que mais te surpreende nela?

Bem… pesquisando você se dará conta que a cultura russa tem muitos aspectos peculiares, como em todas outras, mas nela são mais marcantes. As pessoas geralmente pesam que são muito frios, mas conhecendo-os melhor, nota-se que são bem acolhedores e abertos; e a cultura russa é muito rica e interessante de ser aprender.

Como reagiram seus familiares e amigos ao saberem de sua viagem a Rússia?

Da parte dos meus familiares, meus pais me apoiaram com essa decisão, vários tios me criticaram devido aos mitos sobre a Rússia, com respeito aos problemas políticos e outras coisas sem fundamento. Já da parte dos meus amigos, também recebi algumas críticas, e apoio da parte de outros.

Quais as expectativas sobre esse novo desafio na Rússia?

Ter um bom nível de conhecimento, não apenas na minha carreira, mas também aproveitar ao máximo tudo que a universidade oferecer. Espero sair muito bem preparado e assim, ter grandes oportunidades de trabalho.

O que você diria aos jovens que como você planejam estudar na Rússia?

A qualquer pessoa que deseja viajar para estudar na Rússia ou em qualquer outra parte do mundo, digo que se anime, que não pense duas vezes, porque se trata de uma grande oportunidade, que terá grandes e excelentes experiencias, vai abrir a sua mente e terá melhores chances do que em seu pais de origem.

O que você achou dessa entrevista? Deseja estudar na Rússia?

Se deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode se inscrever conosco ou escrever a sua pergunta mais abaixo (seção comentários).

Imagem cortesia da ALAR – Estudos na Rússia.