Como vimos em nosso artigo anterior intitulado Principais objetivos da Rússia no espaço foi realizada uma série de projetos que têm como objetivo o estudo da superfície lunar, além da instalação de uma base em dito satélite.

Segundo Iván Moiséyev (Diretor do Instituto de Política Espacial) “Os novos veículos lunares serão mais ecológicos e rápidos. Levarão a cabo pesquisas empreendidas na época da antiga união soviética com muito mais detalhes”.

A pesquisa da Lua começará com a ajuda de sistemas automáticos não tripulados (entre os quais se destacam os projetos “Luna-Glob” e “Luna-Resurs”). No começo do ano de 2030 será possível organizar uma expedição tripulada ao satélite da Terra e criar ali uma base em órbita.

Na sequência iremos escrever de maneira resumida alguns dos programas espaciais relacionados a Lua:

Luna 25 ou Luna Glob

Em 2019 a sonda Luna-25 (ou “Luna-Glob”) vai alunissar na cratera Boguslavski, na zona polar sul da lua. Neste lugar, ela buscará água, um recurso necessário que servirá de base para a produção de combustível para a nave (segundo os detectores de nêutrons, existem rastros de gelo na lua).

Luna 27 ou Luna Resurs-1

Em 2023 o Luna-27 (ou “Luna Resurs-1”) deverá chegar a lua com 50 quilos de ferramentas a bordo. Entre essas ferramentas, se encontrará uma perfuradora para levar a cabo tarefas de perfuração “criogênica” necessária para que as substâncias voláteis não se evaporem do solo. Se a missão de 2023 fracassar, já se planeja repetir uma nova alunissagem em 2025.

Luna 28 ou Luna Resurs-2

Neste programa se usará uma sonda lunar de até 3 toneladas de peso para transportar terra do polo sul da Lua para o nosso planeta. É importante destacar que nos anos 70 os cientistas russos trouxeram terra da lua pela última vez. Nesta ocasião transportarão dita terra lunar em um contêiner no vácuo (depois disso, se planeja realizar um voo tripulado por cosmonautas russos na órbita da Lua).

Objetivo a longo prazo: Uma base lunar

Embora todos esses projetos possam ser isolados, o verdadeiro objetivo é poder estabelecer uma base lunar. Segundo Moiséyev “a base é uma via de progresso natural, após a EEI. Rússia, Europa, EUA e China têm o mesmo objetivo no que tange a Lua. De modo similar a competição dos países para conquistar o Ártico, logo disputarão para conquistar os polos lunares”.

Segundo o diretor do Instituto de Política Espacial, a Academia Russa de Ciências tem uma concepção própria de uma base lunar visitável por um grande número de dispositivos automáticos movendo-se ao seu redor. Moiséyev menciona que “é perfeitamente possível que, no final do século, seja possível produzir combustível para as naves e materiais de uso espacial na Lua”.

No caso de não se encontrar água na Lua, Moiséyev diz que isso não mudará os planos de criação da base, já que o oxigênio, hidrogênio e água podem ser extraídos da terra.

Fuente: RusiaHoy.com

Qual a sua opinião sobre esse assunto? Qual desses programas lunares você acha o mais interessante?

Se você ainda tem alguma dúvida ou pergunta sobre como estudar na Rússia entre em contato conosco ou, se desejar, faça seu comentário mais abaixo (seção comentários).