Parece que ao ver fotos dos gélidos invernos russos, algumas pessoas se aterrorizam, pensando em como será difícil viver em um país com temperaturas que atingem 40 graus abaixo de zero, mas na verdade isso não é bem assim. A Rússia não é tão fria como se imagina, em dias comum a temperatura é tolerável (nem tanto para sair sem casaco; tampouco, abaixo de zero).

A seguir falaremos um pouco do dia-a-dia de José, um jovem latino-americano como qualquer outro, inclusive você, que ousou usufruir da aventura de se estudar na Rússia e realizar o sonho de se tornar um profissional bem sucedido, se graduando em uma das universidades mais prestigiadas do mundo.

O nascer do sol na Rússia

Uma das coisas mais belas que pode desfrutar neste belo país é o nascer do dia, especialmente se você se encontra em lugares próximos às montanhas, longe dos centros urbanos. Pois, na Rússia, ao amanhecer, os primeiros raios solares dão aquela sensação de calor que tanto se espera, não há do que reclamar desse formoso amanhecer que, em certas ocasiões, pode levar muito mais tempo do que em países da América Latina, pois na Rússia o sol dura um pouco menos, porque demora mais em surgir.

A princípio, José demorou um pouco a se adaptar ao horário, já que o sol leva mais tempo para nascer, bem mais que na América Latina. Também, a sensação de frio que é sentida logo ao se levantar, pois normalmente nos países da América Latina o nascer do sol são mais quentes e as 06:00 da manhã já há bastante luz solar, tal como no restante do dia.

As tardes na Rússia

Depois de assistir suas aulas regulares (na faculdade de idiomas, aprendendo russo), José passa algum tempo conversando com seus amigos, alguns nativos, mas a maioria das vezes se encontra com estudantes de outros países, latinos, europeus e inclusive alguns asiáticos, em um intercâmbio cultural, que é uma experiência maravilhosa.

Se ele se encontra no campus universitário, as tardes se tornam momentos de troca de informações com seus amigos. A Rússia é um país com uma rica cultura, onde se percebe a influência do Império Bizantino e muito mais outras que se pode conhecer, fazendo das tardes momentos perfeitos para sair e dar uma volta pela cidade, independentemente de onde estiver, conhecendo tradições locais e desfrutando de bons momentos junto aos seus amigos.

Algumas atividades culturais

Quando as atividades acadêmicas o permitem, José aproveita seu tempo aprendendo mais sobre a cultura russa, conhecendo os lugares emblemáticos como a famosa Praça Vermelha, onde fica o mausoléu de Lenin e também aprendendo sobre artesanato russo, que se destaca pela pintura das Matrioska.

As Matrioskas russas são uma bonecas muito conhecidas mundialmente, pois possuem como particularidade o fato de cada uma delas comportar outra menor dentro de si, até chegar a mais pequenina. O que poucos sabem é que estas bonequinhas artesanais podem representar temas da cultura e inclusive personagens famosos ou figuras históricas, embora as mais comuns são as que representam os trajes típicos da Rússia, que são muito coloridos e enfatizam a cor vermelha.

Locais como a Galeria Tretyakov, situados em Moscou, são os principais depositários das artes russas no mundo, e não podem ser deixados de visitar por estudantes como José, amantes das artes e cultura do país onde se encontram estudando. Outro ícone da cultura russa, sem dúvidas é a catedral de São Basílio,  localizada na famosa Praça Vermelha e declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO, juntamente com todo o complexo do Kremlin (conjunto de edifícios civis e religiosos, situados nas imediações da Praça vermelha).

As noites na Rússia

O anoitecer é perfeito para um passeio nos diques do Kremlin, adjacentes à Praça Vermelha, onde o espetáculo de cores e luzes começam a ser refletidos nas águas cristalinas do rio, fazendo dessa paisagem a mais bela obra de arte contemplada durante todo o dia. Se entende perfeitamente porque a sede do governo é um dos centros de arte e arquitetura mais importantes do país.

Quando chega o fim do dia e cai a noite, a temperatura baixa. A Rússia tem a particularidade de oferecer uma boa vida noturna, no entanto, para um estudante ocupado, nem sempre os passeios com os amigos são comuns. Alguns podem querer ir a algum bar tomar umas doses de Vodka, ainda que este não seja o caso de José. Ele prefere ir a sua residência, ligar a calefação, ler um bom livro e logo dormir e descansar e se preparar para sua nova jornada diária.

Qual a sua opinião sobre esse assunto? Gostaria de viajar para a Rússia e conhecer a sua cultura?

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode se inscrever para receber o nosso boletim informativo e ter acesso gratuito ao nosso artigo intitulado Como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia .

Imagem de Mariano Mantel via Flickr.com sob licença creative commons.