Sair de casa para estudar em outra cidade é algo difícil, pois lhe afastará de sua família, seus amigos e seus costumes, essa dificuldade se torna maior em grande medida, quando não se trata apenas de outra cidade, mas de outro país, principalmente quando em tal país se fala uma língua totalmente diversa da sua por isso muitas pessoas temem estudar no exterior.

Mas nem tudo é tão ruim quanto parece e nem existe motivo para pânico, pois ser estudante estrangeiro na Rússia tem grandes vantagens que com certeza você ainda não conhece. Tendo isso em vista, resolvemos fazer esse artigo, para lhe informar sobre as coisas boas, as vantagens, ou as coisas não tão boas, as desvantagens. Porque ser estrangeiro em qualquer país do mundo é difícil, mas também tem benefícios.

Desvantagens de ser estudante estrangeiro na Rússia

Começaremos  não chamando de desvantagens mas situações «menos vantajosas» ou «não tão boas», para que possamos mudar um pouco a perspectiva e não nos aterrorizarmos diante da ideia de viver em outro país. Algo não tão bom será o fato de que sempre terá saudades da tua terra natal e seus costumes; pois infelizmente não poderá levar contigo teus amigos e familiares, ainda que isso te fizesse muito feliz: pois o teu país não cabe dentro da tua mala.

É importante deixar bem claro que é preciso ter preparação psicológica e emocional antes de tomar a decisão de ir para outro país, tal como vimos no artigo anterior intitulado: como posso saber se poderei viver em outro país? Nem todo mundo é capaz de viver esta experiência e encará-la da melhor maneira, tirando vantagens do fato de estar longe de casa.

Por isso é muito importante fazer-se primeiro a pergunta: Poderei viver sem maiores complicações enquanto durar os meus estudos na Rússia? Se a resposta for sim ou eu, você já terá dado um importante passo adiante rumo ao objetivo de transformar uma situação “não tão vantajosa” em uma “grande vantagem”, pois a maioria das vezes, tudo pode ser resolvido se iniciamos com uma firme atitude diante de qualquer desafio que se apresente diante de nós.

Vantagens de ser estudante estrangeiro na Rússia

Aqui vamos falar bem da Rússia, se você é desse tipo de pessoa que opta por ver o lado bom de tudo e sempre buscar ter experiências positivas, então não terá problemas em se familiarizar com a cultura russa e aprender seu idioma. Como vimos em um artigo anterior intitulado quais os benefícios de se falar russo?, o fato de conhecer o idioma e aprender a se comunicar com os nativos russos lhe permitirá conhecer “a outra faceta” desse povo e se apaixonar por sua cultura e se sentindo como se tivesse em casa.

Estudantes estrangeiros na Rússia também tem direito a muitos benefícios fornecidos pelas universidades ou instituições como a ALAR, pois terão a oportunidade de conhecer locais maravilhosos, lugares que fazem parte da história da humanidade, diversas curiosidades do país com  desconto estudantil no transporte, fazendo turismo como benefícios de estudante.

A Rússia é um país grande com muita abertura a estrangeiros, tanto é assim que possui uma universidade que se chama Universidade dos Povos, onde podem ser encontrados estudantes de quase todas as partes do mundo. Deste modo, se você já decidiu estudar na Rússia transforme suas situações “não muito vantajosas” em “grandes vantagens”  e aproveite ao máximo essa experiência multicultural que lhe enriquecerá não apenas profissionalmente, mas também como ser humano.

O que pensa sobre esse assunto? Acredita que existam mais “vantagens” ou “desvantagens” em ser um estudante estrangeiro na Rússia?

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode entrar em contato conosco ou escrever sua dúvida mais abaixo (secção comentários).

Imagem Alberto Ortiz via Flickr.com sob licença creative commons.