Se você está prestes a se formar no ensino médio e completar seus estudos anteriores a universidade, certamente está na fase da vida pela qual todos os jovens passam, e se perguntam: Que carreira devo seguir? E responder a esta pergunta nem sempre é fácil, pois se trata da profissão que definirá o que vai fazer pelo resto da vida.

Aspectos importantes antes de tomar uma decisão

Se você tem alguma inclinação para uma determinada matéria que vem estudando desde o seu ensino médio ou existe uma área especifica com a qual você se identifique mais, então essas são as opções que você deve buscar na universidade. Um dado muito importante é que você procure identificar o que realmente gosta e descarte as carreiras que não incluam as disciplinas que você goste.

Anteriormente, no artigo intitulado a importância dos testes de exploração vocacional, vimos que estes testes são capazes de identificar mais facilmente quais são as tuas inclinações e quais ramos de estudo você deveria focar em sua busca por uma carreira universitária, mas tenha em conta que a decisão definitiva está em você mesmo, no que deseja se tornar no futuro.

As universidades e suas oportunidades de estudo

Se você pretende estudar no teu país ou no exterior, deverá focar quais as universidades estão disponíveis  e quais delas estão em conformidade com seu orçamento, para que possa eliminar aquelas que não servem para você, tendo em conta as opções de curso que você escolheu. O tempo nunca estará contra teus objetivos, por isso, se está pensando em cursar alguma universidade ou graduação específica, por ser teu sonho de infância, então lute por isso, não importa se conseguirá na primeira, segunda ou terceira tentativa, deve fazer até que consiga se essa for realmente a sua vocação, o que lhe fará feliz ou no que mais se destacará.

Como saber a sua verdadeira vocação profissional?

Não se trata de uma pergunta simples, pois você precisa se conhecer muito bem para saber seus gostos, desejos, forças e fraquezas; tanto pessoais como acadêmicas, pois serão importantes na hora de tomar a decisão correta. No artigo intitulado como saber a sua vocação profissional?, vimos que os 3 principais aspectos ao se tomar uma decisão desse tipo são: seus talentos, sua paixão e as demandas de mercado, pois você deve saber no que é bom, se isso é algo pelo qual está verdadeiramente apaixonado, que lhe dar prazer em fazer e, ainda, se conta com importante demanda no mercado, para que saiba se terá a possibilidade de trabalhar fazendo o que gosta.

O que achou desse tema? Já escolheu qual graduação ou mestrado pretende cursar?

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode se inscrever para receber o nosso boletim informativo e ter acesso gratuito ao nosso artigo intitulado Como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia .

Imagem JesusDQ via Flickr.com sob licença creative commons