O russo é uma das línguas mais importantes do mundo, e está entre o restrito grupo das seis línguas reconhecidas como oficiais pela Organização das Nações Unidas (ONU). Isso se deve, em grande medida, ao fato de que ela está também entre as línguas mais faladas do mundo, a sétima em se tratando de falantes nativos e a quarta em total de falantes, incluindo os não-nativos.

Se você está pensando em aprender outra língua deve considerar o russo, não apenas pelo que falamos anteriormente, mas pelos benefícios advindos disso. No artigo intitulado quais são os benefícios de se falar russo? Enfatizamos que ao estudar russo você estará aprendendo uma das línguas mais faladas do mundo e isso lhe proporcionará muitas oportunidades de trabalho, bem como lhe permitirá conhecer verdadeiramente a respeito da cultura russa, podendo se comunicar com os russos de uma forma bem mais fácil.

Conheça um novo alfabeto

Para os que estão acostumados com o alfabeto latino, isso pode parecer bem complicado, no entanto, o alfabeto cirílico (que é usado no idioma russo) não é nada difícil de ser reconhecido e aprendido, porque mantém alguma semelhança com o alfabeto latino (em alguns de seus símbolos ou letras) e o principal, cada símbolo corresponde a uma letra e combinados entre si formam palavras, diferentemente de outras línguas, como por exemplo o chinês, no qual existem milhares de caracteres, que correspondem aos ideogramas, ou seja, não representam palavras senão ideias, que podem ter diferentes significados dependendo do contexto em que se encontram.

Para os amantes dos desafios o idioma russo é perfeito

Será muito divertido encontrar verbos e palavras em português que são muito comuns, quase indispensáveis, mas que no caso do russo quase não são usados na vida cotidiana, todavia existem. Um exemplo muito ilustrativo é o verbo ‘ter’, em português, nós estamos acostumados a usarerm muitas frases para indicar posse de algo ou até mesmo um estado de saúde, por exemplo, dizemos da mesma maneira «tenho um carro” e «tenho febre» em russo você não usa a expressão «tenho um carro», mas «para mim é um carro».

Se você gosta do francês…

Talvez você não sabia, mas no idioma russo existem muitas palavras de origem francesa, fato conhecido como galicismos, isso se deve ao fato de que antes da chegada do czar Nicolás I, o francês era considerado um idioma da aristocracia, por isso todas as pessoas da realeza ou ocupantes de cargos importantes deviam falá-lo perfeitamente, para demostrar seu alto nível cultural. Dessa forma, se você tem algum conhecimento do francês ou gosta do idioma, se divertirá aprendendo a língua russa.

Se você estiver estudando em grupo, a fase inicial de aprendizagem será muito divertida, quando estiverem aprendendo a pronuncia e os acentos, pois a pronuncia do russo é bastante peculiar, algo bem mais marcante que o simples r carregado nas palavras, se trata de aprender e dominar qual a sílaba vem acentuada, sílaba essa que pode ser alterada do singular para o plural, permitindo que você se divirta com seus colegas, escutando e corrigindo uns aos outros.

Em um ano você poderá aprendê-lo

No artigo anterior intitulado Aprenda o idioma russo em um ano mencionamos como as universidades russas criam faculdades preparatórias para estudantes estrangeiros que querem cursar graduações, mestrados ou pós-graduações nesse país e não conhecem o idioma. Basicamente, mais que o simples nivelamento acadêmico, essas faculdades focam seus trabalhos em preparar os estudantes para que possam entender perfeitamente o professor em sala de aula e não tenham problemas com a compreensão das matérias e assuntos ensinados.

A certificação no idioma é semelhante a do inglês

Se você sabe o que é o TOEFL, é bom que saiba que o idioma russo tem uma certificação muito semelhante, o TORFL (Test Of Russian Forengeit Lenguage ou teste de idioma russo para estrangeiros por sua sigla em inglês), no qual você prova os seus conhecimentos adquiridos e, de acordo com o seu nível de aprendizagem você irá obter um certificado que irá atestar que você domina o idioma e que é capaz de se comunicar perfeitamente com ele, e não terá dificuldades no momento de viver, estudar e trabalhar na Rússia, ou simplesmente ao fazer uma viagem turística para conhecer o país e sua cultura.

É hora de superar barreiras mentais

Na maioria dos casos quando alguém fracassa em um objetivo que se tem proposto, isso se deve ao fato de que o mesmo cria diante de si barreiras mentais que acabam o convencendo de que não é capaz de alcançá-lo. No artigo anterior intitulado As principais barreiras mentais para aprender o idioma russo falamos de que as afirmações como «não sou bom em aprender idiomas» ou «este idioma é muito difícil de aprender» são as principais restrições que fazem com que as pessoas desistam de seguir insistindo no processo de «tentativa e erro», no qual baseia-se todo e qualquer sistema de aprendizagem. «

Então, se você está pensando em aprender russo, é hora de trocar essas afirmações de desânimo por outras positivas que convençam a você mesmo de que pode conseguir alcançar o seu objetivo. Em vez de dizer: «eu não sou bom em aprender idiomas», comece a usar frases como «gosto muito de aprender idiomas» ou «acho muito fácil aprender novas línguas», e a frase «esse idioma é muito difícil de aprender» por «esta língua é fácil e divertida», como diz o título deste artigo. Todavia, o mais importante é convencer-se do que está afirmando para que realmente possa superar as barreiras que te impedem de conseguir isso. Se muitos já conseguiram, você também pode!

O que achou desse assunto? Gostaria de compartilhar conosco a sua experiência na aprendizagem da língua russa?

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode se inscrever para receber a nossa newsletter e ter acesso gratuito ao artigo Como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia.

Imagem de AlexSky via Pixabay.com sob licença creative commons.