A 21ª edição da Copa do mundo, organizada pela FIFA a cada 4 anos, será realizada em 2018 na Rússia e muitos estão preocupados com a fama que o país tem de ser muito frio, pois não é nenhum segredo que a Rússia é um dos países mais gelados do planeta, como mencionado no artigo anterior intitulado  As 10 paisagens mais insólitas da Rússia, onde mencionamos o Oymyakon, o vale mais frio do planeta, cujas temperaturas já alcançaram 72,1 graus abaixo de zero, motivo pelo qual o modo de vida de seus habitantes gira em torno do frio, e a neve faz parte de suas vidas.

No artigo anterior intitulado Se aproxima 2018 e estudar na Rússia… será Mundial!, conhecemos as diferentes cidades que hospedarão a Copa de 2018 e as principais universidades que se encontram nelas, porém, o que não explicamos, para você que está planejando a sua viagem de estudos, é que a maioria dessas cidades foram escolhidos estrategicamente, devido suas respectivas localizações não serem muito afetadas pelos rigores do clima.

A localização das cidades é algo muito importante

Ao ser escolhida como sede da Copa do Mundo, a Rússia ainda tinha definido quais de suas cidades seriam sede do campeonato. Essa decisão só foi tomada posteriormente pelos dirigentes de futebol do país, tendo em vista precisamente as condições climáticas no período de realização deste grande evento (14 de junho a 15 de julho, época de verão).

Todos elas ficam localizadas na parte leste da Rússia, no continente europeu, com exceção de Ecaterimburgo que compartilha uma parte do seu território com a Ásia e tem uma grande importância turística para o país, como vimos no artigo anterior intitulado 7 destinos turísticos da Rússia que te encantará, nesta cidade se encontra o monumento Europa – Ásia, onde você poderá colocar um pé na Europa e outro na Ásia, ao mesmo tempo.

Nem tudo é frio

A principal característica dessas cidades, que motivou suas escolhas como sedes, foi precisamente o fato de as mesmas não serem tão frias quanto a Sibéria ou qualquer outra cidade cuja temperatura fosse considerada muito baixa e que os jogadores não pudessem suportar 90 minutos apenas com seus uniformes de futebol. Os organizadores também pensaram nos espectadores, para os quais será muito melhor ir aos estádios com uma temperatura mais «tolerável».

Apesar de os russos já estarem habituados ao frio e, em certas ocasiões, até o desafiarem, como vimos no artigo anterior intitulado Curiosidades da Rússia: o festival de Grelka, na Sibéria, onde jovens e adultos participam de uma competição de esqui nas montanhas de Kemerovo, em biquíni ou traje de banho, como se estivessem em uma praia ensolarada, e o mais estranho é que a cada ano aumenta o número de ousados esquiadores que desafiam o frio.

A parte quente da história

Como dissemos antes, os russos se acostumaram a viver com o frio, portanto, o uso de aquecimento na maioria dos lugares é muito comum (quase todos tem um em casa) e por isso podemos ver em fotografias pessoas sem abrigo e camisa no país, pois estão fazendo uso do aquecimento. O problema consiste no aumento do consumo de eletricidade, pois os aquecedores elétricos são preferíveis em relação aos que funcionam a gás, já que estes últimos lideram odores estranhos.

A época em que se jogará o mundial será nos meses de verão na Rússia, momento em que se começa o verão no país, onde o clima é bem mais ameno e as cidades ficam radiantes. Cidades portuárias como Kaliningrado ou de elevada importância histórica como Volgogrado, esperarão os visitantes com seus melhores destinos turísticos, para que os mesmos desfrutem, nessa bela época do ano, passeando por eles e se deleitando nas suas ótimas opções de lazer. Também poderão embarcar em uma viagem pela Ferrovia Transiberiana e desfrutar de um passeio através das distintas cidades sede.

As atrações turísticas

Cada uma das cidades que foram selecionadas como sedes dos jogos da Copa do Mundo possuem algum atrativo turístico e você não pode perder a oportunidade de conhece-los, enquanto estiver no país. Em Moscou você não pode deixar de visitar à Praça Vermelha (declarado património da humanidade pela UNESCO) e conhecer o mausoléu de Lenin, a catedral de São Basílio e o Gum. Se você for para São Peterburgo, além de passear pelos longos e belos canais da «Veneza do Norte» poderá visitar a Igreja do Sangue Derramado e o Nevsky Prospekt, onde provará um delicioso café na companhia de seus amigos.

Em Kaliningrado, você não pode deixar de visitar a Catedral de Königsberg, Igreja de Cristo o Salvador e o zoológico de Kaliningrado, entre outros lugares de interesse. Na cidade de Kazan, pode dar um pulinho no Complexo Histórico e Arquitetônico do Kremlin de Kazan, o qual foi declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO. Quando estiver em Nizhni Nóvgorod você não terá que fazer muito esforço para encontrar pontos turísticos e locais históricos, pois a cidade está repleta deles, sendo considerada uma das 100 cidades com maior valor histórico e cultural do mundo.

Em Volgogrado, você vai encontrar a estátua da Mãe-Pátria. Em Samara, além de apreciar os chocolates e a vodka locais, poderá visitar o bunker de Stalin e a casa-museu de Lenin. Em Ecaterimburgo, onde findou a época dos czares russos, você conhecerá a Casa Ipatiev, onde a família imperial do czar Nicolás II foi assassinada, agora convertida em um lugar de adoração pela Igreja Ortodoxa. Tanto em Saransk como em Rostov do Don, o maior atrativo será um passeio pelas suas ruas e admirar suas construções; já em Sochi, você poderá desfrutar de belas praias.

O que achou desse assunto? Deseja viajar para a Rússia e desfrutar da Copa do Mundo, agora que já sabe que não será tão frio como pensava?

Se deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, você pode se inscrever para receber o nosso boletim informativo e ter acesso totalmente grátis ao nosso artigo Como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia.

Imagem de Jakuza via Flickr sob licença creative commons.