Se você está planejando a sua viagem para Moscou e você já listou os lugares que você deseja conhecer, você não pode deixar de fora a visita às estações de metrô de Moscou, pois não são estações comuns, elas são um destino turístico e conhecido como “o palácio do povo”, elas estão cheias de histórias e curiosidades.

O metrô de Moscou possui 222 estações, a primeira delas foi inaugurada em 1935 entre Sokólniki e o Park Kultury, 44 dessas estações são consideradas patrimônio cultural, além disso, sua extensão total subterrânea é de 379,1 quilômetros está localizada no terceiro lugar da lista dos maiores metrôs do mundo ficando atrás do metrô de Londres e Nova Iorque, conta com catorze linhas das quais a número cinco tem uma forma circular e nela se cruzam todas as outras linhas. Aqui vamos falar das 5 estações mais famosas:

Plóschad Revolutsii

A estação pertence a linha azul 3, e fica muito próximo da praça vermelha, nela você encontra setenta e seus estátuas de bronze, representando os soviéticos como soldados, estudantes, engenheiros, camponeses, revolucionários e muitos outros, faz parte da história que algumas dessas estátuas dão sorte para as pessoas que as tocam, os estudantes antes de cada prova passam pela estátua do soldado que é acompanhado de um cachorro e tocam o focinho do cachorro, acredita-se que isso lhe dará sorte para aprovado na prova.

Komsomolskaya

A estação pertence a linha marrom 5, é caracterizada pelos seus tetos barrocos incrustados com mosaicos e suas 68 colunas octogonais de mármore branco nos fazem realmente nos sentir em um palácio, foi aberta no ano de 1952. O tema artístico da estação é da luta dos russos pela independência, cinco dos oito mosaicos mostram os soldados soviéticos no edifício de Reichstag, a Lenin dando um discurso na praça vermelha e uma mulher segurando um martelo no ar e uma foice no mausoléu de Lenin.

Belorusskaya

A estação pertence a linha marrom 5, a sua decoração é clássica, é feita de um teto branco com caixotes e decorada com mosaicos que fazem referência a história antiga da República Soviética. A estação também é conhecida como Moscou-Smolensk e foi construída no ano de 1870.

Novoslobodskaya

A estação está na linha marrom número 5, é decorada com 32 vidraças brilhantes de cores de artistas letões e estão localizadas no corredor central em ambos os lados, no final da plataforma na parede encontra-se um mosaico intitulado “paz para todo o mundo”, a estação foi aberta no ano de 1952 e no ano de 2003 as vidraças foram limpas e restauradas, o mosaico, as lâmpadas penduradas no teto, os marcos e molduras de latão.

A estação pertence a linha circular marrom, seu design foi escolhido em um concurso com 73 propostas apresentadas na Ucrânia, possui um formato curvado e 18 mosaicos fazem referência a amizade entre a Rússia e a Ucrânia, os mosaicos são decorados ao redor de cor dourada, a estação tem conexão com a linha azul celeste e a linha azul rei.

A voz do metrô é importante no momento de saber se andamos na direção correta, já que as vozes se alteram entre feminina e masculina dependendo da direção do trem, nas linhas radiais a voz é masculina se o trem se aproxima do centro da cidade e se usa a voz feminina se o trem se afasta do centro da cidade. Na linha de forma circular, a voz é masculina se o vagão viaja em sentido horário e a voz é feminina se o vagão anda no sentido anti-horário.

Você gostaria de conhecer todas as estações de metrô de Moscou?

Se você deseja saber sobre como estudar na Rússia você entrar em contato conosco  ou escrever sua pergunta abaixo (na seção de comentários).

Imagen de Svet Luz vía Flickr.com bajo licencia creative commons