Cada vez mais, estudantes latino-americanos optam pelas universidades da Rússia para seguir carreiras de graduação e de Pós-graduação em áreas tradicionais como medicina, economia e engenharia, mas também naquelas em que não se pode estudar na América Latina, como Engenharia Aeroespacial, Astronomia, Nanotecnologia

O maior diferencial é o alto nível acadêmico universitário russo e as facilidades oferecidas aos estrangeiros, como visto direto, custos reduzidos e acesso livre para as graduações e pos-graduações. São quase 200 mil estudantes estrangeiros que cursam estudos universitários na Rússia: graduações, mestrados, especializações médicas, doutorados. Somente na Universidade Russa da Amizade dos Povos(RUDN) em Moscou, estudam 350 latino americanos tal como informou a agencia Russa “TV-Novosti”: