As autoridades russas pediram os acadêmicos para realizar um único livro sobre a história da Rússia, que substituirá os livros de história em circulação diversos (atualmente existem 82 livros diferentes sobre a história da Rússia aprovados pelo Ministério da Educação).

O objectivo desta medida é que os estudantes contam com um manual unificado como relatado por Dmitry Livanov Ministro da Educação e Ciência da Rússia.

O manual irá incluir todas as fases da história russa, sem interrupção e sem interpretações duplas, o principal problema que as autoridades russas é que muitos autores não foram capazes de garantir um «acordo» sobre como começar a história da Rússia, onde a vir ou eu quero dizer país para a última grande guerra.

De acordo com Alexei Titkov (Professor de Teoria Política e Análise Política da Escola de Economia) a principal mensagem ideológica também é bastante clara: o respeito incondicional a qualquer regime que foi na Rússia em todas as fases de sua história, o respeito pela família e da religião tradicional.

Como podemos ver, há grande interesse do governo russo para «unificar» as diferentes versões de sua história para que os alunos maneira pode conhecer, estudar e analisar de forma mais eficaz.