Hidrógeno en lugar de petróleoNum futuro próximo, o hidrogênio seria a solução ambiental, para a substituição de óleo e gás. E atualmente, além de fabricar hidrógeno conseguido com a energia eólica, uma opção ainda em testes realizados  pela Central alemã Power-to-Gas  (P2G), os cientistas russos para trabalham  na tentativa de  obter através da via fotossintética.

As conquistas fazem parte da constante busca por novas fontes de energía renovavél ser capaz de dizer adeus aos combustíveis fósseis. Não surpreendentemente, o hidrogênio é uma das possibilidades mais esperadas.

Hidrogênio a partir de algas

Teoricamente, é possível a obtenção de hidrogénio através da fotossíntese, mas que deve ser realizado um método de fusão de hidrogénio fotobiológica capaz de produção necessário. Da mesma forma, provando que a tecnologia deve ser usado mais tarde, para permitir a sua produção comercial.

Graças aos esforços do perítos suecos e russos que estão trabalhando, continuam a demonstrar que o hidrogênio criado a partir de algas verdes pode ser obtido de forma muito eficiente, apesar do ceticismo de muitos cientistas que falharam nas tentativas semelhantes.

Especificamente, são pesquisadores da Universidade de Uppsala (Suécia) e da Faculdade de Biologia,  da Universidade Lomonosov de Moscou que alimentam esperanças a respeito. Um otimismo que, logicamente, eles própriosmatem intacto, embora a eficiência ainda é um grande desafio, entre outros, como afirmado pelo projeto da ciêntista  russa Aliona Vólgushevauna:

«O hidrogênio é o combustível mais promissor, verde e limpo, como o único produto da combustão deste gás é a água. As algas verdes podem produzir H2 usando os recursos inesgotáveis​​: água e energia solar, mas ainda temos de resolver o baixo custo de produção, bem como o armazenamento e transporte.»

Foto: Machine Project / Flickr