Durante 2013 houve uma sucessão de acontecimentos diferentes destacados na Rússia, a continuação faremos um breve resumo dos mesmo, cabe destacar que todos os que como em todos os países houveram fatos positivos negativos e curiosos, neste artigo tocaremos somente nos acontecimentos positivos e curiosos:

No mês de fevereiro caiu um meteorito em Cheliábinsk nos Urais, sua potência explosiva foi de 500 kilotones (30 vezes mais que a bomba atómica de Hiroshima), afortunadamente o impacto não foi em uma zona povoada mas a onda explosiva quebrou cristais de mais de 700 edifícios o que resultou em 1500 pessoas feridas, se bem que este fato negativo deixou várias lições, como o de que por exemplo o nosso planeta ainda está totalmente vulnerável a este tipo de (cabe destacar que quando este incidente aconteceu a comunidade científica estava atenta a outro asteroide)o meteorito também ajudou a despertar a consciência de proteção e união global frente a este tipo de acontecimentos. Outro fato destacado no âmbito cultural foi a inauguração do novo cenário do Teatro Mariinski em São Petersburgo.

Em Julho a Rússia foi sede da Universiada que é uma competição entre estudantes de todo o mundo, cabe destacar que a seleção da Rússia foi uma das que obteve mas medalhas e muitos recordes.

Outro evento esportivo destacado foi o campeonato mundial de atletismo realizado em agosto, onde a Rússia repetiu o desempenho que teve nos jogos olímpicos de Londres obtendo 7 medalhas de ouro 4 de prata e 6 de bronze.

Uma notícia com grande repercussão a nível mundial foi o asilo concedido ao ex -funcionário da CIA Edward Snowden com a condição de não levar a acabo atividades que prejudicassem a Estados Unidos, se bem que esta decisão esfriou mais as relações entre os dois países e também demostrou a independência e autonomia da Rússia no que diz respeito a política exterior. Outro fato destacado foi o trabalho da Rússia em vias diplomática com relação a Síria o que permitiu que Damasco recebe-se um ataque militar em 3013 por parte dos E.U e seus aliados o que evitou que este país se visse arrastrado em outro conflito. Isto ocasionou que se volta a falar da Federação da Rússia como um elemento importante na área regional e local.

Outros fatos destacados no campo da tecnologia foi quando o satélite russo de Resurs P1 passou a operar no dia 25 de junho de 2013, este satélite se utiliza para criar mapas, medir o nível de contaminação, detectar recursos naturais e ajudar os serviços de assistência russa, outro evento destacado foi a segunda conferência internacional anual sobre tecnologia quântica a qual teve lugar em Moscou (20 al 24 de Julho), ao evento assistiram mais de 100 científicos e um prêmio Nobel, a conferência esteve focada no uso física quântica e na tecnologia. Outro evento importante foi o Innovus que se desenvolveu no 22 e 23 de Maio de 2013 em Tomsk (uma cidade situada no distrito federal da Sibéria), em este evento participaram expositores de 19 países do mundo e foi visitado por 25 000 pessoas em só 4 dias, o Fórum esteve focado no desenvolvimento do segmento inovador da Rússia.

Este foram alguns dos acontecimentos que se destacaram na Rússia em 2103, se você conhece alguns outros pode compartilhar na parte de baixo (sessão de comentários)

Fonte: Rusia Hoy

Imagen de Ed Yourdon vía Flickr.