1463678_597830353606019_1685100262_nMuitos brasileiros desejam estudar na Rússia, o amor pelo país e vontade de conhecer a antiga União Soviética fazem com que jovens estudantes escolham destinos como Belgorod, Kazan, Ninji Novgorod e outros. Para estudar na Rússia como em qualquer outro país é necessário algumas observações que serão de suma importância e que facilitarão em muito o processo de mudança para Rússia. Por isso nós da ALAR selecionamos 9 passos importantes para estudar na Rússia.

1. Escolha qual cidade russa você quer morar, leve em conta custo benefício. Cidades mais distantes da capital costumam ter um custo de vida mais barato. Lembre que para quem vai estudar o conforto é a melhor opção e não o luxo.

2. Procure uma boa assessoria, sempre é bom ter alguém que possa nos dar uma boa instrução, entrar em contato com a universidade e fazer todo o elo e ajuda nos tramites e documentações.

3. Peça informações para assessoria ou procure pessoas que já fizeram os mesmos processos. Por exemplo, se você quer estudar em Belgorod então procure pessoas que já moram lá. Conhecer alguém que te dê instruções de preços, lugares e como se virar na cidade será fundamental para sua chegada lá. Procure em redes sociais ou peça para seus assessores contatos que possam te dar dicas.

4.Pesquisem as passagens aéreas assim que tiveram o visto em mãos, tente comprar as passagens o mais distante que puderem da viagem para conseguir um preço em conta.

5. Faça uma tabela dos gastos necessários como; assessoria, alimentação, valor da universidade, passagens e ponha sempre em seus planos um dinheiro reserva para eventualidades. Estar sempre preparado é fundamental.

6. Não leve muitas coisas, coloque em sua bagagem o necessário para algumas semanas. Muitas pessoas exageram, por exemplo, nas roupas, chegando lá veem que as roupas do Brasil não são propícias para o frio na Rússia. Então a dica é, leve algumas roupas e compre lá as de frio.

7. Seja amigável e faça amizades o mais rápido que puder. Lembrem que vocês estarão em moradias estudantis (para quem vai morar na moradia estudantil) e nelas os dormitórios são divididos entre 2 ou 3 pessoas, não é obrigatório ficar na moradia, mas é bem mais barato que alugar algum lugar e se dar bem com o parceiro(a) de quarto será essencial.

8. Evite contato apenas com brasileiros. Brasileiros sempre ficam eufóricos quando se veem em outro país e na Rússia acontece muito de brasileiros se encontrarem e formarem grupos, e por causa dos grupos se acomodarem em não treinar o idioma, por estas razões acabam encontrando dificuldades e muitas vezes levando meses a mais no aprendizado que poderia ter sido bem mais rápido.

9. E por fim estejam bem focados e sejam organizados. Morar em outro país é uma experiência incrível e realmente algo que muda a vida de qualquer pessoa, porém todo sonho tem seus desafios e organização, foco e perseverança serão fundamentais para um bom intercâmbio.

Boa sorte e um BM intercâmbio para todos!