usa

A Rússia oferece uma boa oportunidade para alunos de todo o mundo que desejam fazer uma boa faculdade por um preço que caiba em seus bolsos. Com relação à medicina, por exemplo, a mensalidade no Brasil equivale a um semestre na Rússia e isso é bastante vantajoso, a começar pela experiência de estudar fora do país, aprender outro idioma e adquirir várias experiências que serão satisfatórias para seu currículo. Apesar de todas estas vantagens muitas pessoas temem estudar na Rússia, elas acreditam que o idioma será uma barreira insuperável e que não conseguirão aprender russo para depois encararem os estudos lá (na Rússia). Tendo em vista esta problemática, resolvemos fazer este post para tirar algumas dúvidas e mostrar que estudar na Rússia é mais simples e interessante do que se parece. Ah! E além de barato não é necessário saber russo para ir.

Algo que é bom deixar bem claro é que a Rússia é um ótimo lugar para estudar e que pessoas de vários países procuram fazer suas graduações nas universidades russas. Pessoas da Índia, Estados Unidos, Colômbia, Chile, África e etc. Buscam a Rússia pela qualidade no ensino e baixo custo. O melhor de tudo é que a Rússia não é um país muito burocrático para estrangeiros que procuram fazer uma graduação e, além disso, não é preciso saber o idioma. Para estudar na Rússia você deve entrar em contato com as universidades, o que uma boa assessoria pode fazer (trabalho que nós da ALAR fazemos há anos) e após aplicar e providenciar todas as documentações o aluno irá fazer a famosa «Faculdade preparatória» que na verdade trata-se de um curso do idioma para capacitar o aluno antes de começar os estudos. Em alguns casos o aluno opta em fazer o curso em inglês, daí irá encarar a preparatória em inglês ou ingressar diretamente no curso caso já saiba a língua.

Tendo em vista as condições oferecidas pelas universidades podemos então constatar que o idioma não é o maior obstáculo, ou seja, o idioma é um desafio o qual pode e é superado pelos milhares de estrangeiros que estudam no país. Pessoas de várias nacionalidades aprendem o russo nos cursos preparatórios que duram seis, nove ou quinze meses. Só o fato de está morando no país já facilita em muito, uma vez que a imersão na língua torna mais fácil a assimilação da mesma. Então é isso, não tenha medo e nem se permita perder a grande oportunidade de estudar em um país com uma cultura tão rica como a Rússia.

Contato: caiquejr@faculdadesrussas.com