A Rússia recebe anualmente alunos de todas as partes do mundo, estudar em uma universidade russa é sem dúvida presenciar um misto de cores, culturas e etnias diferentes. Povos de todo o mundo aproveitam as vantagens que tem em estudar no país e abraçam essas oportunidades. Entre estes povos os africanos estão representados com um bom número, em Ninji Novgorod, por exemplo, é muito comum ver bastantes africanos, o que desmistifica a ideia de que a Rússia está fechada para os estrangeiros. O governo russo compreende muito bem que para haver desenvolvimento é necessário se abrir cada vez mais ao mundo e encarar os estrangeiros que residem na Rússia como personagens importantes para o desenvolvimento do país.

Há muitos africanos estudando na Rússia, em especial gostaríamos de citar a Universidade ‘’Lobachevsky State University of Nizhny Novgorod’’, que recebe alunos de várias partes do mundo, inclusive o público africano de língua portuguesa, dos quais nós da ALAR estaremos dando uma atenção especial como; Angola, Cabo Verde, Timor-Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, e São Tomé e Príncipe. Esta é a grande oportunidade de fazer uma graduação a baixo custo, vejam o depoimento do estudante Shabee Bakari de Nairóbi, África:

»Eu posso te dizer que gostei dos seis anos que estudei na Universidade Estatal Lobatchevski de Nijnii Novgorod. Os professores eram muito profissionais e nunca discriminaram ninguém. Eles têm um ambiente bastante propício para o estudo na Universidade, as facilidades educacionais eram boas também. Desse modo, qualquer pessoa séria e focada, pode sair daquela Universidade uma pessoa melhor educada… ».