Hoje queremos compartilhar com vocês a entrevista que fizemos com Liliya Erushkina e Yulia Chernobrodova, vice-reitoras da Universidade N. I. Lobachevsky State University of Nizhny Novgorod. Tivemos o prazer de trabalhar com elas na EDUEXPOS 2014 em São Paulo e aproveitamos para conversar um pouco sobre o ensino na Rússia e como é para um estrangeiro que chega em Ninji Novgorod.

O que vocês acham que a Rússia tem para oferecer ao Brasil com relação ao ensino?

(Liliya Erushkina) As universidades russas são sinônimos de educação e qualidade e custos baixos Ninji Novgorod, sendo uma das cidades que se localiza fora de Moscou, é reconhecida por sua educação de qualidade e naturalmente por seu desenvolvimento industrial nossa Universidade é um lugar ideal para o aprendizado do idioma russo e considero que em qualidade nós estamos a nível de qualquer universidade do mundo.

O que é que vocês acham que o Brasil pode oferecer para Rússia também?

(Liliya Erushkina) Eu acho que como qualquer país, em particular no Brasil, temos a expectativa recepcionar estudantes talentosos, inteligentes e dedicados ao estudo.

Para um brasileiro estudar na Rússia, muitos acreditam que o idioma dificulta um pouco, é possível aprender o russo antes da universidade, tem algum curso que ajuda os brasileiros a aprenderem o russo, Como é que funciona?

(Yulia Chernobrodova) Inicialmente quero destacar que em nossa Universidade oferecemos vários programas de russo tanto para aqueles que têm uma base como para aqueles que não sabem nada do idioma e, mais importante, na verdade, mencionar que a língua russa não é tão difícil como as pessoas pensam, é um idioma europeu que tem muitas estruturas parecidas com o português, espanhol, francês e outros idiomas existe coisas parecidas no sistema de verbos e substantivos, definitivamente não se trata de um idioma como o chinês, mas de um idioma europeu de fácil aprendizado, acima de tudo se você tem o desejo de fazer e se conta com um bom professor.

(Liliya Erushkina) Nós contamos com um programa de um ano e se, por exemplo, o estudante inicia em setembro sem saber nada de russo ao término dos estudos, final de junho do ano seguinte estará com um bom conhecimento de russo Isto é, um ano acadêmico é o suficiente para aprender o idioma nossa Universidade também oferece um curso de verão no qual podem participar estudantes com algum conhecimento no idioma russo os cursos duram um mês, claro que neste curto tempo não aprenderá o idioma, no entanto é tempo suficiente para descobrir, conhecer e gostar do país, se convencer que é possível aprender o idioma. Estaríamos contentes em tere-los nestes cursos, o que seria um bom início.

E como as pessoas de Ninji Novgorod recebem os estrangeiros, o que é que os russos acham quando vem alguém de outro país para estudar conhecer a cultura deles, vocês gostam, recebem sem problemas nenhum estrangeiros. Como funciona isso?

(Liliya Erushkina) é necessário mencionar que desde 1992 a cidade de Ninji Novgorod era chamada de Gorki e, estratégica fechada para estrangeiros, devido sua qualidade de cidade com indústria e por esta razão que a cidade não tem a cultura de recepção de estrangeiros como tem por dezenas de anos Moscou ou São Petersburgo, sem embargos em pesquisas e conversas que temos com nossos estudantes estrangeiros. A respeito de como lhes tratam na cidade de Ninji Novgorod, eles manifestam que nossa cidade é muito amável, que causa o interesse em conhecer os estrangeiros No início inclusive era um pouco grandioso, pois as pessoas pediam para tirar foto com os estrangeiros algo que já não acontece e agora ver um estrangeiro em nossa Universidade é algo muito comum.

Obrigado, muito prazer em conhecer e muito obrigado pela entrevista.