A Universidade Estatal de Medicina de Moscou»sechenov» é um dos centros de educação mais antigos da Rússia (desde 1758), a faculdade de Química Farmacêutica e Toxicologia da Universidade investiga os efeitos dos medicamentos no corpo humano, atualmente estão testando um tratamento para ver como as células penetram as paredes intestinais. Recentemente, eles contam com uma ferramenta de alta tecnologia chamada Homunculus.

Alternativas para testar medicamentos

Testar uma medicação com efeitos adversos «desconhecidos» no corpo humano pode ser letal (nos últimos 7 anos testes de medicamentos geraram cerca de 1500 mortes em todo o mundo devido aos efeitos colaterais), porque é aconselhável testar os medicamentos usando outras alternativas, entre os métodos mais comuns estão a cultura de células em 3D e os ratos de laboratório, Ainda que estas alternativas sejam mais baratas e de fácil implementação não são as mais confiáveis, pois não mostram os efeitos no corpo humano em sua totalidade, por outro lado temos os testes em primatas (que são os mais próximos aos seres humanos no momento de proporcionar resultados precisos), no entanto, usar este tipo de animal torna mais elevados os custos operacionais além de gerar conflitos éticos no que diz respeito a protecção dos animais (Lembre-se que em 33 países os testes em mamíferos são proibidos).

Criação do Homúnculus

O homúnculus foi criado com o objetivo de realizar testes em medicamentos sem o uso de animais vivos e ainda aumentar o nível de precisão dos estudos.

Cada molécula em potencial que tem surgido pode ser submetida a testes de toxicologia, farmacogenetiva, biodisponibilidade ou metabolismo de uma forma mais simples (rejeitada sem qualquer risco) ou ser submetida a uma rodada de testes mais complexos.

A empresa Bioclinicum, que criou o Homúnculus, em 2011 obteve um subsídio do Ministério da Educação da Rússia para desenvolver um sistema de testes de medicamentos em células humanas, desde então a Bioclinicun tem conseguido produzir maciçamente o protótipo, cabe destacar que o módulo do homúnculo tem muito mais em comum com o corpo humano do que podemos imaginar.

Como funciona o homúnculo?

Semelhante ao cérebro humano o Homunculus automaticamente regula a temperatura, a velocidade e o ritmo da circulação do sangue (ou, se for o caso, do líquido nutritivo dos órgãos), porém a verdadeira mágica acontece nos chips de células (que são peça chave deste sistema). Dentro da caixa de Munculus existem 6 compartimentos de células nos quais se cultiva tecidos de fígado, pele, cérebro e intestino numa proporção de um por cem mil (as informações das células constantemente são enviadas ao módulo de controle).

No vídeo abaixo você pode aprender com mais detalhes como funciona o Homunculus:

2 replies to "Chip´s de células na Rússia para testar drogas no corpo humano"

• admin

Boa Noite Silvio.Você se refere a um professor da universidade? lamentavelmente não tenho como te fazer esse contato direto.As informações podem ser dadas atraves da ALAR.Saudações.

• silvio aurelio schmitt

oi gostaria de saber se tem como falar com um professor de telecomunicaçao agradeço a atençao