Como vimos em nosso artigo anterior intitulado As 7 vantagens de se fazer um mestrado existem muitos benefícios proporcionados a quem faz esse tipo de curso como, por exemplo: conseguir postos de trabalho altamente competitivos, prestígio, acesso a ferramentas e recursos profissionais, etc. No entanto, cursar um mestrado na Rússia lhe oferecerá uma série de benefícios adicionais, como os enumerados a seguir:

1.- Mestrados disponíveis em Inglês ou Russo: Na Rússia há diferentes lugares onde, além de ministrarem o curso de mestrado em língua russa, também o fazem em língua inglesa o que permite bastante flexibilidade e conveniência para pessoas que dominam esta última língua (vale destacar que para cursar um mestrado em Inglês é necessária a realização de um exame ou apresentar algum tipo de credenciamento internacional (como, por exemplo, o TOEFL).

2.- Ampliação dos contatos profissionais: Este é uma das principais vantagens desse tipo de curso, lembre-se que pessoas que cursam um mestrado na Rússia geralmente ocupam cargos estratégicos em diferentes sectores da economia (ou são proprietários de negócios já estabelecidos). Esta rede de contatos pode nos beneficiar consideravelmente no futuro, sobretudo se levarmos em conta que nossos companheiros de estudo, de diferentes países, pertencerão a vários setores de atividades empresariais e entidades governamentais.

3.- Reconhecimento internacional do diploma russo: Os profissionais que realizam um mestrado na Rússia possuem um grande prestígio, além do reconhecimento internacional dos seus diplomas; isso porque a Rússia integra o Espaço Europeu de Ensino Superior Universitário (EEES) que reúne todos os países da Comunidade Econômica Europeia. O EEES, por meio da Declaração de Setembro em Bolonha (Itália) 2003 estabelece para o ano de 2005: Garantir a qualidade do Ensino Europeu e criar um sistema único de pontuação na Europa; para 2010: Estabelecer o reconhecimento de Diplomas através de um sistema único de Graduação Académica europeu e intensificar o intercâmbio acadêmico na Europa. Além disso, graças ao acordo de Lisboa de 1999 entre a Rússia e a Comunidade Econômica Europeia, as graduações acadêmicas das universidades Russas são reconhecidas nos países que formam a Comunidade Europeia.

4.- Facilidades de alojamento: Os estudantes estrangeiros (tanto de graduação como de pós-graduação) vivem em albergues universitários localizados, principalmente, na mesma cidade universitária. Estes albergues contam com cozinha, salas de leitura, ambientes esportivos, gás, água fria e quente durante todo o ano, aquecimento, dormitório mobiliado, energia elétrica e roupa de cama. Também, cabe destacar que os beneficiários vivem com estudantes russos e estrangeiros de diferentes países, além de ter acesso a diversos serviços a preços acessíveis.

5.- Visto de estudante e acesso direto: A Rússia oferece um sistema simplificado de requisitos a obtenção do visto de estudante universitário que permite a realização de um mestrado de forma legal e segura. As Universidades da Rússia garantem a recepção do visto universitário para aqueles que cumprirem com os requisitos documentais pontuais e simples.

Para saber mais sobre como estudar na Rússia você pode se inscrever para receber gratuitamente o nosso informativo e ter acesso ao artigo, «Como fazer uma graduação ou pós-graduação na Rússia«