É comum na Rússia as pessoas estudarem outras línguas, no entanto muitos se perguntam quais as línguas mais interessantes ou preferidas na opinião dos russos. Em uma pesquisa realizada pelo Centro Russo de Estudos da Opinião Pública o idiomas inglês é considerado o mais praticado no país seguido pelo espanhol.

Em uma pesquisa onde participaram1600 pessoas de 130 cidades da Rússia 92% dos entrevistados acreditam que se deve estudar línguas estrangeiras na escola. Nas cidades maiores, como Moscou e San Petersburgo, este indicador sobe para 98%.

4% dos cidadãos das províncias consideraram que o estudo de línguas estrangeiras é desnecessário, enquanto em Moscou e San Petersburgo apenas 1% dos entrevistados tiveram essa mesma opinião.

Vale informar que quase 3/4 dos entrevistados (74%) estão convencidos de que seus filhos e netos precisarão falar outras línguas no futuro.

O resultado da pesquisa confirma o que foi dito pela diretora do Departamento de Línguas Estrangeiras na Faculdade de Economia Mundial, ligada à Escola Superior de Economia de Moscou, Irina Yakusheva, a docente afirma que exceto o inglês (que é obrigatório na faculdade), há bastante demanda de alemão, espanhol, chinês e francês.

Valer destacar que os russos estudam tais idioma não apenas com fins profissionais (desenvolver habilidades laborais, se candidatar a promoções, estudar em outros países, etc.), mas também o fazem para poder se comunicar com habitantes locais de países vizinhos (Alemanha e Espanha).

Como podemos ver há bastante interesse entre os russos em aprender inglês, espanhol e alemão. Você pode ver mais informações no artigo original do site RusiaHoy.com

Imagem de Emre Ergin através de Flickr.com sob licença de creative commons.

Acesse GRÁTIS ao mini curso Língua Russa (3 vídeos) CLIQUE AQUI.