Gabriela Moshliak é a subchefe do Departamento de Admissão para América Latina da Universidade Russa da Amizade dos Povos (RUDN). Em sua viagem a Rússia, o Diretor Executivo da ALAR, Jorge Cieza de León, teve a oportunidade de entrevistá-la, a seguir você poderá assistir ao vídeo completo da entrevista (clique no símbolo CC para ver os subtítulos em espanhol):

Como você avalia o interesse dos estudantes da América Latina pela Universidade Russa da Amizade dos Povos?

Atualmente estamos recebendo muitos estudantes estrangeiros da América do Norte e da América Latina (principalmente do Brasil, Equador, Peru, Colômbia e México), temos mais estudantes da América do Sul que da América do Norte e desejamos que essas cifras sigam aumentando. Damos as boas-vindas aos estudantes em nome da Universidade Russa da Amizade dos Povos e do depto para América do Norte e América Latina, os estamos esperando dispostos a oferecer-lhes todo apoio necessário e esclarecimentos sobre qualquer dúvida venham a ter.

Faz pouco tempo que a universidade celebrou seus 55 anos de existência… você pode falar um pouco sobre esta comemoração e as impressões que tiveram os ex-alunos da universidade?

De fato, este ano estamos comemorando 55 anos de fundação da universidade, o evento foi realizado no Palácio dos congressos no Kremlin e estiveram presentes egressos de 150 países, inclusive o primeiro egresso do Perú (1965) e ele estava muito feliz em voltar a sua querida universidade. O encontro se deu em uma atmosfera de calorosa amizade, vieram muitas delegações de alto nível e todos foram muito bem recebidos pelo reitor da universidade.

Você nos comentava (antes de começarmos a gravar este vídeo) sobre a satisfação que tinham em receber os egressos, que atualmente possuem importantes papéis no setor empresarial e governamental dos seus respectivos países, e para finalizar lhe peço que dirija algumas palavras aos pais de família e estudantes que ainda não estão totalmente decididos se veem estudar na RUDN.

Estimados país de família e futuros estudantes da RUDN, sejam bem-vindos a universidade! Atualmente temos estudantes de 152 países, com muito entusiasmo eles estudam história e cultura russa, além de outros cursos escolhidos, temos muita segurança no campus, incluindo um departamento de polícia no setor universitário, cada estudante possui um contrato individual de seguro médico, recebemos no aeroporto a todos os estudantes novos e os acompanhamos até aos alojamentos universitários, a maioria deles possuem fraternidades, onde organizam dias culturais, festivais, conferências científicas e práticas..

É importante destacar que a universidade possui todas as condições necessárias para que os estudantes possam levar uma vida tranquila e possam ter o maior rendimento acadêmico possível. Reitero as palavras da Gabriela Moshiliak e os convido para que também tomem a decisão de vir estudar na RUDN.

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia entre em contato conosco ou escreva a sua pergunta na parte de baixo (seção comentários).