Hoje vamos conhecer Karina González (México) estudante mexicana na UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México) quem vai nos contar a sua experiência no curso de verão na cidade de Nizhnnii Novogorod na Rússia.

Por que você escolheu ir à Rússia?

Eu escolhi ir para a Rússia porque comecei a estudar o idioma russo no México e queria praticar e aprender um pouco mais, então eu escolhi a Rússia e não outro país.

Você acha que não há divulgação da cultura e língua russa no México?

Sim, ainda não é muito popular, mas vem aumentando com o tempo, existem várias escolas e universidades que ensinam esta língua, mas ainda não vejo tanta divulgação como em outras línguas, percebo que vem aumentando muito. Agora, se as pessoas aqui estão interessadas na cultura russa por aqui, acho que mais do que se imagina.

Como soube deste curso de verão oferecido pela Universidade Estatal de Nizhnni Nóvgorod «Lobachevsky»?

Bom, eu estudo russo no México e o professor nos falou de uma conferência onde tratariam sobre como conseguir bolsas de estudo e como ir à Rússia para cursar uma graduação, mestrado ou curso de verão de idioma russo. Fomos para o evento, e lá eles explicaram mais ou menos como funciona o processo para conseguir uma bolsa para estudar na Rússia ou utilizá-la no Programa de Baixo Custo

Qual o programa do curso de Verão de idioma russo?

Tratava-se sobre cultura e língua russa, foram 4 horas de aula de segunda a sexta-feira, mas depois das aulas haviam outras atividades como: leituras sobre o sistema de governo russo, assuntos relacionados a cultura do país ministrados em inglês e russo e também visitas aos museus, à cidade de Nizhnni Nóvgorod (locais mais importantes) e vários passeios diferentes.

Como é o clima na cidade de Nizhnni Novgorod durante o verão? Se parece com o verão do México?

Quando cheguei lá estava chovendo, o clima era um pouco semelhante ao clima no México, às vezes chove às vezes o sol está brilhando então acho que é mais ou menos como aqui no México. Todavia, me disseram que isso é raro e que sempre faz sol durante o verão (eu acho que o clima mudou um pouco este ano, mas não sei como será no próximo), me afirmaram que é comum fazer muito calor durante o verão.

Como é o tratamento para os latinos, os russos?

As pessoas são muito amigáveis com você, visitam sua casa oferecendo alimentos, lhe tratam bem, todos são dispostos a ajudar, pois sabem o quanto é difícil para alguém estar em um país que não é o seu, eles ajudam no que podem e são muito amigáveis, sei que há um estereótipo de russos ao redor do mundo de que são sérios e pouco amistosos, mas isso não é verdade as pessoas são muito calorosas e boas.

Se você tem qualquer dúvida ou pergunta a fazer sobre o curso de verão na Rússia pode entrar em contato conosco ou se preferir pode se inscrever para receber a nossa newsletter e ter acesso gratuito ao nosso artigo intitulado Estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia.