Cientistas da Universidade Aeroespacial de Samara (SGAU) estão desenvolvendo uma impressora 3D que imprime com chocolate. O projeto dessa impressora 3D está sendo executado pelo Centro de Complexos Robóticos e Sistemas Mecatrónicos). A principal característica desta impressora é criar complexas figuras com mais de 5 cm, enquanto que outras do mercado só reproduzem figuras de 3 a 5 cm.

Esta inovação científica da SGAU consiste em um elaborado sistema de suprimento e refrigeração de chocolate dentro da impressora, tornando-a única no mundo (de formas que conseguiram superar o principal problema para a impressão de itens grandes desse produto, evitando que a “tinta” de chocolate se derreta) também existem pré-requisitos especiais para os insumos da impressora, por exemplo, o chocolate tem que ser altíssima qualidade e não pode conter óleo de palma, dentre outros aditivos (além de ter que apresentar certas características para o processo de fusão).

O projeto dessa impressora 3D está sendo conduzido sob a direção do Professor Vladimir Ilyukhin em parceria com o Sistema de Automatização de Plantas de Energia da SGAU, em colaboração com os Tecnólogos do Colégio Novokuibyshev e o chefe do hotel “Holiday in Samara” Kirill Samoilov.

A ideia de criar um dispositivo deste tipo, foi proposta pelos cientistas da Universidade Aeroespacial de Samara devido a necessidade de garantir una dieta mais equilibrada aos astronautas durante suas expedições.

“É importante que os astronautas possam comer bem durante o voo, e que seus alimentos não sejam industrializados, mas algo caseiro, parecido a comida de casa. A ideia é genial, mas estamos executando pouco a pouco essa que é a alternativa mais fácil de se criar una impressora 3D de alimentos (chocolate)”, menciona Vera Panova, estudante de pós-graduação do Instituto de Motores e Instalações Energéticas.

Os testes com a impressora 3D elaborados pela SGAU vão ser realizados no hotel “Holiday in Samara”. O uso da impressora não apenas permitirá executar com mais rapidez o trabalho dos Mestres Confeiteiros, mas também torná-lo mais dinâmico. A produção manual de formas complexas de diferentes variedades de chocolate pode demorar mais que una hora, enquanto que o mesmo serviço executado com a impressora 3D não leva mais que 10 minutos. Entretanto, a tecnologia espacial para a impressão com chocolate elaborada pela SGAU será aplicada primeiramente nos restaurantes, padarias e confeitarias.

Atualmente os jovens estudantes da Faculdade de Informática estão trabalhando em um software especial para a impressora 3D de chocolate que permitirá aos visitantes da confeitaria descarregar um aplicativo em seus smartphones, e escolherem os ingredientes, a forma e o desenho dos doces que podem ser impressos. Portanto, qualquer pessoa será capaz de criar qualquer figura de chocolate usando a impressora 3D.

Em fevereiro de 2016 se planeja terminar o trabalho de criação do exemplar de testes da impressora 3D. Outra etapa do projeto será a criação de uma impressora 3D para impressão com caramelo, a qual será realizada no próximo verão (ainda não existe um dispositivo semelhante a este no mundo).

No futuro os cientistas da SGAU planejam seguir com a ideia original de enviar uma impressora de alimentos para o espaço e desenvolver um modelo com cardápio mais completo, variado e equilibrado.

Fonte: Universidade Aeroespacial de Samara SGAU

Se você deseja saber como estudar na Rússia pode se inscrever para receber nosso informativo e ter acesso gratuito ao artigo intitulado Estudar una Graduação ou Pós-graduação na Rússia.