Muitos pais desejam planejar o futuro dos seus filhos, no entanto, é possível que «pressionar» para que o filho escolha (ou se prepare) para uma determinada profissão (ou curso universitário) antes do tempo ou “muito cedo” pode trazer consequências negativas para o desenvolvimento pessoal e social do mesmo. A seguir compartilhamos alguns pontos que ajudarão aos pais entenderem porque não é recomendável forçarem filhos escolherem muito cedo qual carreira ou profissão seguir:

A decisão é do filho (não dos pais)

Muitos pais acreditam erroneamente que podem decidir «sempre» no lugar dos seus filhos. Embora os pais possam tomar várias decisões que influenciem o futuro de seus filhos, algumas delas são «muito pessoais» e só devem ser feitas pela própria pessoa, já que seus efeitos influenciarão diretamente o futuro de suas vidas (entre elas estão: a carreira profissional, a mais comum, e a pessoa com quem vai se casar).

É muito cedo para tomar decisões

A educação universitária começa geralmente entre os 16 e os 18 anos (idade média onde se conclui o ensino médio). Há de se considerar que o aluno com essa idade ainda pode não estar completamente seguro do que deseja realmente estudar e por isso deve-se procurar «não forçar» nosso filho a escolher uma profissão ou curso que não gosta. Mesmo essa sendo uma etapa muito delicada da vida de um jovem, os pais cometem o erro de influir ou pressionar para que seus filhos «escolham uma profissão» antes do tempo.

Por experiência própria, tivemos casos de pais que afirmaram que seus filhos decidiram que carreira profissional seguir aos 12, 13 e 14 anos (há casos de crianças de 10 anos). Geralmente os pais nos perguntam o que fazer para preparar seus filhos para uma determinada carreira profissional, do nosso ponto de vista, isso é um grande erro, pois na faixa etária (menos de 15 anos) de criança ou adolescente ainda não é o momento de se tomar uma decisão tão importante. Para se compreender a dimensão disso, os próprios pais devem se “lembrar” do gostavam de fazer ou no que pensavam quando tinham essa idade, ou seja, brincar com os amigos, praticar um esporte, ir a uma festa de aniversário, etc…).

Vida social e outras atividades recreativas

É importante que crianças ou adolescentes realizem atividades sociais típicas de sua idade, como por exemplo, brincar com os amigos, participar de atividades esportivas e culturais, aniversários e festas, passatempos, etc… Todas essas atividades (que nada têm a ver com os estudos) permitem que a criança ou adolescente possa se desenvolver em diferentes áreas da sua vida (que serão muito importantes para as futuras etapas do seu desenvolvimento pessoal).

Evite a superpreparação ou “saturação” educacional

Muitos pais acreditam que matricularem os seus filhos em programas especiais de estudo (ou cursos avançados), desde a mais tenra idade é algo positivo para o desenvolvimento profissional deles. Embora muitos não acreditem, o melhor a se fazer nesses casos é permitir a criança ou adolescente seguirem somente seus estudos regulares, pois cursos adicionais somente lhes tomará o tempo destinado a outras atividades sociais ou recreativas, o que afetará consideravelmente o futuro desenvolvimento pessoal e social dos mesmos.

Capacidade de adaptação

Quando a criança ou adolescente, tem uma educação moderada (um equilíbrio entre a educação regular, valores, esportes, amizades, vida social e lazer) tende a se adaptar melhor a outros ambientes, por outro lado, quando a pessoa se «sobrecarrega» na parte educacional e negligencia outros aspectos de sua vida (desenvolvimento pessoal, vida social, recreação, etc.) acabam tendo muitos problemas para se adaptarem a outros ambientes.

Conclusão

Do nosso ponto de vista a idade apropriada para que nosso filho possa escolher um curso universitário ou profissão é a partir de 16 anos (em alguns casos excepcionais pode ser aos 15 anos), porém, tomar uma decisão “antes” disso (e especialmente para fazer cursos extras) pode acabar sendo contraproducente para o futuro desenvolvimento pessoal e social do nosso filho.

O que pensa sobre esse assunto? Qual a idade que você acha apropriada para uma pessoa decidir que carreira seguir?

Se você deseja saber mais sobre estudos na Rússia pode se inscrever receber a nossa newsletter e ter acesso ao nosso artigo gratuito intitulado Como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia .

Imagem de Mateus André via Flickr sob licença de creative commons.