Hoje vamos conhecer Walter Araújo estudante brasileiro na universidade Aeroespacial de Samara quem vai nos contar a sua experiência na Samara -Rússia.

Ola Waltinho tudo bem?

Dobrei Visher Sylvia, meu nome é Walter e eu moro aqui em Samara. Estudo na universidade Aeroespacial de Samara, faço curso de Engenharia de transporte Aéreo e agora eu estou aqui fazem 5 meses e eu to na Pofat , aprendendo russo,e algumas materias introdutoras do meu curso que são matemática , química, fisica e informática.

Perfeito. Me diga uma coisa Waltinho. Como você foi recebido pela universidade?

Tudo tranquilo. Eu tinha um pouco de receio porque eu cheguei a noite no aeroporto e como foi a minha primeira viagem para fora do país, eu achei que não teria muita gente que seria uma coisa mais complicada, mas foi tudo tranquilo, cheguei , me buscaram no aeroporto me levaram ao campus, mostraram o meu apartamento, foi tudo tranquilo graças a Deus.

Perfeito. E me diga uma coisa , como esta sendo aprender o idioma, a dificuldade vc esta sentindo , é uma coisa muito dificil?

Sim é dificil . é dificil porque é um idioma totalmente novo , um alfabeto novo, o alfabeo cirilico ,mas a gente tem 5 horas de aula todos os dias então você acaba aprendendo, e na rua você necesita comer,necesita ir num restaurantes,viver no campus então você acaba aprendendo no dia a dia.

Ou seja é uma imersão no idioma mesmo.

Com certeza.

Perfeito, me diga as tuas expectativas foram atendidas , o tempo que você esta ai, está na Russia, esta dentro daquilo que você esperava?

Sim com certeza, eu posso falar ate que foram superadas, porque eu tinha uma visão de como seria e graças a Deus esta sendo bem melhor do que eu achava, em termos de amadurecimento em termos de estudo em termos de foco,bem legal mesmo!

E o clima Waltinho. Como vc esta se adaptando ao clima?

Ahh “Otchien Jolodo” é muito frio aqui,eu cheguei começando o frio ae assim para mim que venho do clima quente , cheguei aqui e, 5 graus ja é frio,ja estava de casaco ja estava reclamando, mas depois que eu peguei menos 20, menos 26 graus eu aprendi o que é realmente frio , mas, como eles dizem aqui não tem tempo ruim, existe roupa ruim então você coloca muita roupa , você acabase acostumando depois do primeiro inverno aqui… e acredito que seja mais tranquilo.

E depois tem muito aquecimento por todo lado, isso ajuda bastante neh Waltinho?

Sim com certeza, agora deve estar fazendo na rua uns 8 graus e eu estou de camiseta e short dentro de casa , tranquilo.

O que você diria para os estudantes que querem ir para a Russia, vale a pena?

Olha vale a pena sim, vale muito a pena, só que tem que ter muito foco,não é aquele ,não é aquele glamour que muitas pessoas tem de morar na Europa, não é uma vida de turista ,realmente uma vida de estudante,você vive toda a rotina, você vive toda a cultura,você vive com novos tipos de pessoas que muitas vezes podem ou não te agradar, mas se você tiver foco, for realmente o que vc quer é o que você sonha ;passa por cima de tudo isso.

Perfeito agora conta um segredo para a gente, do que vc mais gosta da tua vida ai na Rússia?

Ahh do esporte , eu jogo aqui num time de futbol americano e isso aqui tem me ajudado , ha momentos que a cabeça fica cheia, bate aquela saudades de casa, eu vou para o treinamento eu me distraio, o pessoal aqui é bem divertido, existem russos sim que são aqueles russo quietos caladões,mas você vai se acotumando com eles, mas assim é muito tranquilo, é muito importante ter uma vida social, porque sem uma vida social , só uma vida dentro do campus fica quase impossivel de viver aqui.

Acho que em todo lugar, otimo. Waltinho tem mais alguma coisa que vc quisesse falar para nós ,para o pessoal aqui?

Ahh é tranquilo a vontade que tenho é que todos conhecessem aqui é muito bom, eu viajei para Moscou para passar o ano novo lá e Moscou é outra realidade é muito bonito momento de festa, você conhece varias coisas a historia do país que é muito bonita, e como a população valoriza a cultura deles é magnífico, então vale muito a pena só isso, e acho que, quem vier vai saber realmente o que eu estou falando.

Se você deseja saber como estudar na Rússia pode se inscrever para receber nosso informativo e ter acesso gratuito ao artigo intitulado Estudar una Graduação ou Pós-graduação na Rússia.