Tomar uma decisão sobre estudar fora, nunca é uma tarefa fácil. Existem milhões de perguntas a serem respondidas, custos a serem considerados, cultura do país, clima, mas principalmente como escolher por qual Universidade se deverá optar. A ALAR vem desenvolvendo um trabalho, facilitando a entrada nas melhores universidades do mundo, existentes na Rússia, desde 1999, e recentemente – desde 2013 – a ALAR abriu as portas para que estudantes brasileiros tenham essa mesma oportunidade, se ir para um dos países com menor índice de analfabetismo do mundo.

Trazemos aqui então, informações que muito interessam aos estudantes que tem dúvidas sobre o nível mundial das Universidades Russas. A ALAR com parceria com mais de 25 universidades, traz algumas das mais importantes, inclusive duas delas se destacaram em duas categorias: lista de Universidades Nacionais de Pesquisa e Projeto 5 Top 100 (Projeto de excelência), são essa Universidades:

• Universidade Estadual N.I. Lobachevsky de Nizhny Novgorod (UNN)
• Universidade ITMO de São Petesburgo

Além das universidades que de destacaram nessas duas categorias, também temos destaque em cada uma das categorias, mas primeiramente se faz necessário esclarecer o que é cada uma delas.

A Lista de Universidades Nacionais de Pesquisa da Rússia. As características mais importantes são a capacidade de pesquisa, como gerar conhecimento e para garantir a efetiva transferência de tecnologia para a economia; realização de uma ampla gama de pesquisa básica e aplicada; disponibilidade dos mestres e professores, pessoal altamente qualificado e treinado. Deve ser integrado centro científico e educacional, ou incluir um número de tais centros como um conjunto de unidades estruturais envolvidos na investigação sobre a orientação científica global e treinamento para determinados setores de alta tecnologia da economia. Nesta listagem de 29 Universidades russas, a ALAR traz mais seis opções – além das duas já citadas acima – de universidades para escolha:

• Instituto de aviação de Moscou (MAI)
• Universidade Estatal Técnica de Moscou «Bauman» (BMSTU)
• Universidade Estatal de Belgórod (BSU)
• Universidade Nacional de Pesquisa e Construção Civil de Moscou (MGSU)
• Universidade Estatal Russa De Petróleo E Gás «Gubkin» (RGUNIG)
• Universidade Politécnica de São Petersburgo (SPbGPU)

Na segunda categoria temos o projeto de excelência acadêmica das Universidades Russas, esse projeto é um decreto presidencial apresentado em maio de 2013, onde sua função é apoiar pelo menos cinco universidades russas para entrarem no Top 100 das principais universidades do mundo até 2020.

Os rankings servem como indicadores importantes, entre muitos outros, para medir o desempenho da universidade. Projeto 5Top 100 abrangendo as melhores universidades russas atrás de profunda transformação das instituições de acordo com os melhores modelos e práticas internacionais.

A partir dessa informação, temos aqui outras quatros universidades que fazem parte desse projeto, além das outras duas já citadas anteriormente, são elas:

• Universidade Federal Do Extremo Oriente (FEFU)
• Universidade Eletrotecnica de São Petesburgo (LETI)
• Universidade Estatal de Kazan (KFÜ)
• Universidade Russa da Amizade dos Povos (RUDN)

Estudantes estrangeiros talentosos querem estudar em universidades onde novos conhecimentos são gerados e exigidos pelo mercado de trabalho, e onde os alunos podem participar de pesquisas de ponta e empreendedorismo ou lançar seus próprios projetos de start-up.

A Rússia tem sido orgulhosa do seu sistema de ensino superior: ao longo dos últimos 50 anos, ele está entre os 10 países e estudantes internacionais atraídos. Os cientistas russos participaram ativamente nas descobertas que moldaram o mundo moderno.
As universidades participantes do projeto são todos muito diferentes, mas eles têm os mesmos objetivos: ser o melhor na Rússia em algum campo particular; e ter um grande potencial nesse campo em nível global. Não há parâmetros para decidir qual é a melhor Universidade de todas, mas sim indicar, quais os critérios mencionados são uma excelente referência para evitar erros na escolha de uma Universidade Russa.

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia pode se inscrever para receber a nossa newsletter e ter acesso gratuitamente ao nosso artigo intitulado Estudar uma Graduação ou Pós-Graduação na Rússia.

Imagem de Larry Koester através do Flickr.com sob licença creative commons.