Os pais sempre querem o melhor para os seus filhos; uma das maiores preocupações deles é… O que acontecerá se o meu filho ficar doente na Rússia? (Quem vai atendê-lo? onde comprará seus remédios? existem médicos para cuidar dele? etc…) Este artigo irá mostrar algumas razões porque os pais não devem se preocupar esse respeito.

Seguro médico

Os alunos das universidades na Rússia têm um seguro de saúde estudantil que permite aos mesmos poderem ter acesso aos cuidados médicos de qualidade quando necessário (com profissionais qualificados). Na verdade não é a universidade que oferece o seguro, mas companhias de seguros especializadas que possuem convenio com a universidade. O custo de um convenio é razoável (entre US$ 70,00 e US$ 300,00 anuais) e o melhor de tudo é que, se ocorrer qualquer necessidade de acionar o seguro (ambulatório, hospital, cirurgia, etc) estudante não precisará pagar nada, ou seja, o estudante não gastará absolutamente nada.

Avaliação médica dos estudantes ao ingressarem nas universidades

Todos os estudantes estrangeiros que ingressam em uma universidade russa devem se submeter previamente a uma avaliação médica completa (com realização de vários exames) para saberem como anda seus respectivos estados de saúde, somando a isso o fato que antes de viajar para a Rússia os alunos devem apresentar um atestado de boas condições de saúde, podemos concluir que entrar um estudante doente (ou com saúde debilitada) na Rússia é algo pouco provável (ou quase nula) isso permite que se tenha um ambiente mais saudável onde os demais alunos não fiquem expostos a riscos de doenças contagiosas.

Instalações médicas adequadas

As companhias de seguros que possuem convênio com as Universidades contam com centros médicos exclusivos para estudantes. Nestas instalações os alunos podem ser atendidos de forma oportuna, além de terem diferentes equipes e instalações médicas para que os alunos possam receber um diagnóstico e tratamento de saúde adequado.

Controles periódicos

Os estudantes universitários na Rússia constantemente passam por exames médicos, que permitem diagnosticar qualquer problema de saúde a tempo. Os exames periódicos são importantes porque permitem evitar possíveis doenças, melhorando a qualidade de vida do aluno a longo prazo.

Atenção personalizada

Cada aluno tem seu próprio expediente e tratamento de forma personalizada, isso permite que ele possa receber um diagnóstico e tratamento adequado, além de receber esses cuidados com cordialidade e de maneira pessoal. É importante que o estudante saiba que cada universidade tem um departamento especial responsável pela supervisão de estudantes estrangeiros, este departamento tem como objetivo possibilitar aos alunos uma boa qualidade de vida e proporcionar aos mesmos todos os cuidados necessários (procedimentos, tratamentos médicos, etc.)

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia pode se inscrever para receber o nosso boletim informativo e ter acesso gratuito ao nosso vídeo intitulado Estudar una Graduação o Pós-graduação na Rússia.

Imagem de Sapienza Università di Roma via Flickr.com sob licença creative commons.