Hoje vamos conhecer Katerine Tenelema e Maricarmen Bravo (ambas do Equador) que nos contarão sobre suas experiências como estudantes do Mestrado em Ecônomia (Katerine) e da graduação em Urbanismo (Maricarmen), ambas estudam na Universidade de Pesquisa de Construção Civil de Moscovo (MGSU).

Katerine como ficou sabendo da ALAR?

Soube da ALAR através de alguns conhecidos, resolvi pesquisar e entrei em contato com eles, considero a ALAR uma organização muito profissional, pois me ajudaram em todos os trâmites necessários: Visto, carta-convite, etc.

Maricarmen… é difícil aprender o idioma russo?

Antes de vir para a Rússia, ainda no meu país, não fiz nenhum curso, por isso se você tem a oportunidade de fazê-lo o faça porque chegará tendo uma noção completa do que é o idioma, no pouco tempo que estou aqui já aprendi muito e posso manter uma conversação básica com qualquer pessoa.

Os russos são realmente frios?

Bem, não são tão receptivos como nós latinos, um obstáculo creio que seja o idioma (inicialmente), já que se torna difícil se comunicar, mas, mesmo assim com o passar do tempo, eu diria que já me acostumei com eles, é preciso respeitá-los como são, pois devemos ter em mente que somos de diferentes países, culturas, etc.

Quais costumes russos você conheceu?

Bem, na minha casa eu entro com os meus sapatos até dentro do meu quarto, enquanto que aqui não, a pessoa precisa tirar os sapatos; e também poderia dizer que um dos costumes que aprendi é o de tomar chá a qualquer hora do dia.

Uma das coisas que me impressionaram é a celebração da maslenitsa, que é a despedida do inverno e a acolhida da primavera, onde as pessoas comem muitos pratos típicos.

Katerine, levando em consideração seus muitos anos na Rússia, qual o prato você mais aprecia e qual o prato, do teu país, que mais sente saudade?

Eu realmente gosto de um prato típico russo chamado sopa borsch, que é feito com beterraba e outras espécies que nem sei cozinhar, mas é muito saborosa. Sobre a comida equatoriana, tenho saudade tudo, mas se você quer prato do seu país aqui, tem que comprar os ingredientes e obviamente que não encontrará todos, mas pode encontrar a maioria deles e prepará-los em casa, algo que fazemos entre nós equatorianos, conhecidos ou latinos.

Se você quer saber mais sobre como estudar na Rússia, pode entrar em contato conosco ou escrever seu comentário mais abaixo (seção de comentários).