Um dos principais receios dos muitos estudantes latino-americanos que anseiam estudar na Rússia é de que venham a sofrer preconceito pelos locais, devido a sua aparência. No presente artigo vamos compartilhar alguns pontos que nos ajudarão a entender por que o ambiente estudantil russo não é discriminatório.

Os problemas de discriminação em nosso país (e em outros) não são os mesmos existentes na Rússia

Alguns países da América Latina sofrem com certos problemas de discriminação (bem como alguns países europeus), no entanto, é importante entender que nem todos os países são iguais e que os problemas existentes em um determinado país não são necessariamente iguais ou semelhantes aos da Rússia. Particularmente, a Rússia tem uma política de abertura para a América Latina em diferentes aspectos: a nível estudantil, econômico, cultural, etc… Os russos se sentem até bem atraídos pelos latino-americanos e sua cultura em geral, do mesmo modo a Rússia é um país com grande abertura cultural para a outros países estrangeiros, como veremos no próximo item:

Estudantes de diferentes continentes e aparências

As universidades da Rússia são dotadas de uma grande diversidade cultural e étnica, já que contam com alunos de diferentes continentes; além dos latino-americanos, podemos encontrar estudantes da Europa, América do Norte, China, Índia e África, todos estes alunos dão às universidades da Rússia, uma ampla e vasta bagagem cultural e uma grande experiência, estabelecendo relacionamentos com pessoas de diferentes culturas e continentes (além de respeitar a maneira de pensar e costumes de cada um).

Rússia, um país multiétnico

Sem dúvida, que a maioria dos estudantes das universidades que compõem a Federação Russa são cidadãos do próprio país, mas, mesmo assim, existe uma grande diversidade pois a Rússia conta com 160 grupos étnicos e diferentes povos indígenas. A ideia de que todos os russos são loiros, altos e de olhos azuis é errônea e isso é perceptível quando você chega ao aeroporto.

Capacidade de adaptar-se a um entorno social

Outro ponto que devemos ter em conta é que a adaptação social é própria do estudante, como vimos em nosso artigo intitulado Importância de participar de eventos sociais durante a nossa estadia na Rússia o processo de aprendizagem do estudante abrange outras áreas como a interação e a vida social com outros alunos russos. Se o estudante não faz a sua parte e não procura interagir com outros estudantes russos então seu ambiente social será pobre, e isso lhe trará problemas de aprendizagem e adaptação.

Existem casos de estudantes latino-americanos que apenas interagem com estudantes de países que falam a mesma língua (e não com os russos) isto lhes causa dificuldades na hora de aprender a o idioma russo e estabelecerem amizades locais resultando em débeis vínculos sociais; enquanto por outro lado há estudantes latino-americanos que interagem muito com os russos, desde o início da sua estadia, isso permite aos mesmos aprenderem a língua rapidamente e consequentemente estabelecerem muitas amizades locais e construírem fortes laços sociais. É muito importante a ter em conta este aspecto, já que se o aluno não fizer sua parte, não poderá desenvolver-se socialmente e isso não lhe permitirá construir um ambiente ideal e satisfatório para sua vida universitária.

A criação de estereótipos e imagens negativas da Rússia

Precisamos estar cientes de que alguns países com os quais a Rússia tem certa rivalidade histórica (por exemplo, Estados Unidos ou países com uma forte influência americana) têm certos estereótipos ou uma imagem negativa da Rússia desvirtuada da realidade. Em muitos países que possuem uma forte influência americana, há uma imagem pouco positiva na Rússia, já que a cultura americana sempre vê os russos como maus ou oponentes, um exemplo claro disto são os filmes americanos (Hollywood) onde os russos sempre são os vilões.

Testemunhos de estudantes latino-americanos

O caminho mais objetivo para saber se a Rússia é de fato um país preconceituoso (que discrimina latino-americanos) é ouvindo as opiniões de outros estudantes latino-americanos que se encontram na Rússia, realizando os seus sonhos. Você poderá ver alguns testemunhos de diversos alunos que falam sobre o tratamento recebido pelos latino-americanos na Rússia, no link a seguir (na 3ª ou 4ª pergunta lhes é perguntado sobre o tratamento dos russos para com os latino-americanos).

Qual a sua opinião sobre esse assunto e os testemunhos? Você conhece outras pessoas que tiveram boas experiências estudando na Rússia?