Quando pensamos em morar em outro país para estudar, ou fazer um intercâmbio, é sempre importante ter um planejamento financeiro, principalmente estudantes, onde a possibilidade de auto sustento é mais difícil devido a vida acadêmica, e a quantidade de tempo necessária estudando, pois apesar de ser a realização de um sonho, também é um grande desafio estar em outro país, longe dos amigos e família, ainda mais um país com uma língua completamente diferente como a Rússia.

Por isso trazemos hoje algumas informações sobre o custo de vida para estudantes em Belgorod, onde além do custo da Universidade, também existem as necessidades básicas e o lazer.

Primeiramente tem que ter em mente que R$ 1,00 equivale a aproximadamente 15 Rublos atualmente, o que na teoria já torna os custos mais baixos. Mas essa teoria é válido para cidades menores como Belgorod, cidades maiores e turísticas como Moscou e São Petesburgo, são tão caras quanto qualquer outro lugar.

Em questão de moradia, para estudantes o custo sai mais barato devido ao fato que quase todas as Universidades Russas oferecem alojamentos. Como em geral os quartos são divididos com outras pessoas, não só pelo custo como também pela interação entre os estudantes, o custo acaba sendo mais baixo do que se fosse alugar um quarto, apartamento ou casa. Para estudantes das Universidades Universidade Estatal Tecnológica de Belgorod “V.G Shukhov” (BSTU), Instituto De Arte E Cultura Do Estado De Bélgorod, Universidade Agroindustrial De Bélgorod (BELSXA), Universidade Estatal de Belgorod (BELGU)que são os que a ALAR possui parceria, os custos saem aproximadamente entre US$ 30,00 e US$ 50,00 mensais.

Existe também o seguro saúde, para questões de emergência, onde algumas universidades exigem que essa contribuição, por ser algo bastante genérico, possui um custo extremamente baixo como em torno de US$ 70,00 a US$ 120,00 dólares anualmente.

Para alimentação algumas universidades oferecem quartos mobiliados com fogão e geladeira, então existe a possibilidade de fazer compras no mercado ou comer nos restaurantes universitários, onde os custos variam, mas nada exorbitante, nos mercados os custo pode sair cerca de US$ 40,00 mensais, claro que variando de acordo com o que cada um quiser comprar. Os custos nos restaurantes são também baixos, por exemplo, um dos melhores sanduíches sai por cerca de US$ 1,00.

Para lazer é difícil medir exatos, pois depende de onde cada um prefere ir, mas no geral recomendamos que os estudantes tenham cerca de US$ 200,00 mensais, incluindo alimentação para que possa ter uma vida tranquila. É importante saber e levar em consideração a inflação na Rússia é cerca de 11-12% anualmente.

Se você quer saber mais sobre como estudar na Rússia pode se inscrever para receber o nosso boletim informativo e ter acesso gratuitamente ao nosso vídeo e artigo intitulado Estudar uma Graduação ou Pós-graduação na Rússia.

Imagem de News Com via Flickr.com sob licença creative commons.

2 replies to "O Custo de vida para um estudante para Belgorod"

Boa noite Manuel .
      Obrigada pelo seu contato , meu nome é Lia sou representante da ALAR , em que posso lhe ajudar?

• Manuel

Gostei muito e quero fazer parte