Hoje vamos conhecer Sebastian Rodriguez, do México, que se encontra na Universidade Aeroespacial de Samara (SGAU) na Rússia estudando a Faculdade de Idiomas e Nivelamento Acadêmico para cursar a graduação de «Construção de Aeronaves».

O que te motivou a estudar na Rússia?

A cultura russa, sua tecnologia e desde a infância gostava de aviões.

Como soube de ALAR?

Através das redes sociais.

Qual foi a reação dos seus pais ao saberem da sua decisão de estudar na Rússia?

Meu pai ficou muito feliz, entusiasmado com o fato de eu vir estudar aqui; ele é físico, então…. os físicos gostam das ciências russas ou pelo menos conhecem alguma coisa desse país, já minha mãe ficou um pouco preocupada, mas depois de eu ter sobrevivido as rigorosas temperaturas do Inverno de Samara (risos), ambos já estão mais contentes.

É difícil aprender o idioma russo?

Eu estava estudando outra língua (alemão) e achava muito difícil, mas o russo aprendi rapidamente.

Muitos estudantes nos falam sobre o comportamento dos russos, conte-nos sobre a sua experiência

Aqui na Rússia o povo é sério, as pessoas são sérias, não é como a América Latina onde se pode andar sorrindo para todos, eles te perguntam… porque você está rindo? Não é preciso, eu particularmente gosto da seriedade deles, as vezes eles dizem… tire uma foto comigo e dessa forma se faz novos amigos. Várias vezes quando ando pela rua, eles me perguntam de onde você é? e começam a falar comigo em inglês e, algumas vezes, em espanhol.

Você acha que o custo de vida em Samara é alto?

Tudo é muito barato por aqui, inclusive franquias americanas no México cobram duas vezes mais caro e aqui custa a metade, tudo é muito barato; gosto de muitos preços por aqui, roupas, smartphones, etc.

Foi fácil se adaptar a comida russa?

Eu adoro a comida russa, conheço vários latino-americanos que não gostam e preparam suas próprias refeições por aqui, mas eu gosto muito dos buffets das universidades, adoro a grechka, plov, gosto das sopas e saladas que se fazem aqui.

Imaginamos que você sente falta da comida mexicana…

Todas as noites penso em uns tacos, mas aqui há uma coisa chamada shaverma e isso é mais próximo da comida mexicana por aqui, e que provo toma semana para matar a saudade.

O que você diria aos jovens que estão pensando em continuar seus estudos na Rússia?

Bom, é uma decisão que deve ser pensada muito seriamente, mas uma vez aqui, você se sentirá muito bem, feliz e até realizado, pois aqui você terá uma nova vida, praticamente do zero, onde existem vários estrangeiros e latinos que te farão se sentir como se estivesse em sua casa. Eu os convido a virem estudar aqui, a Rússia é outro mundo, algo que você precisa conhecer e viver.

Se você quer saber mais sobre como estudar na Rússia, pode se inscrever para receber a nossa newsletter e ter acesso gratuito ao nosso artigo intitulado Como estudar uma Graduação ou Pós-graduação na Rússia.