A cidade de Samara foi fundada em 1586, capital da província Harmônima uma divisão federal da Federação Russa. Possui cerca de 1,1 milhões de habitantes. Seu nome se refere à padroeira da cidade Samara. Ela esta situada a esquerda do Rio Volga – o rio mais longo da Europa.

Com a chegada da Revolução Russa, Samara passou a se chamar Kuybyshev entre 1935 e 1991, após esse período voltou ao seu nome de origem. Durante a segunda mundial durante a tentativa de invasão de Hitler à Rússia, por estar mais a dentro da Rússia Kuybyshev foi utilizada como base e abrigo para os soldados.
Atualmente Samara tem elevado nível se importância econômica e armamentista, sendo um dos maiores centros industriais de armas de armamento militar do mundo.

Em Samara está situado a Universidade Aeroespacial de Samara cuja funciona como Universidade de pesquisa e formação de profissionais para várias indústrias como a aeronáutica e o foguete aeroespacial, a qual a ALAR tem parceria e pode realizar do sonho de muitos estudantes de contribuir com a formação de profissionais para um mercado de trabalho tão importante nos dias de hoje. Também é possível encontrar em Samara a Universidade Estadual de Economia de Samara, considerada a terceira maior cidade russa atrás de Moscou e São Petersburgo.

Em questões de lazer Samara oferece as cedes do Estádio Metallurg e do FC Krilia Sovetov Samara, que participa do Campeonato Russo de Futebol, além de um festival de Rock que acontece desde 2009, na primeira quinzena de junho onde participam reputados intérpretes e grupos russos e internacionais de música rock, atraindo de ano para ano um crescente número de visitantes.

Se você quer saber mais sobre como estudar na Rússia, pode se inscrever para receber a nossa newsletter e ter acesso gratuito ao nosso artigo intitulado Como estudar uma Graduação ou Pós-graduação na Rússia.

Imagem de Evgenii através de Flickr.com sob licença creative commons.