Hoje conheceremos Laura Rodríguez, uma estudante mexicana de Cinematografia no Centro Universitário de Estudos Cinematográficos da UNAM. Ela viajou em julho de 2016 para a Rússia para fazer o Curso de Verão «República da Carélia, a joia do norte da Rússia», oferecido pela Universidade Estatal Russa de Cinema «Gerasimov».

Como você soube da convocatória para o curso de verão?

A escola me enviou um e-mail, então fiquei sabendo da convocatória, adorei e logo enviei os documentos solicitados.

Foi difícil cumprir com os requisitos exigidos para o curso de verão?
Quando eu vi os requisitos fiquei com um pouco de medo de não os cumprir, mas no final percebi que não eram tantos assim, tudo era apenas uma questão de organizá-los, pois já atendia alguns dos requisitos.

Já tinha ouvido falar sobre Carélia e sua história ou pesquisou a respeito após ser informada sobre a convocatória?

Investiguei onde ficava Carélia, um pouco de sua história, a história da escola de cinema, mas realmente não encontrei tanta informação, por isso estou muito animada.

O que você espera deste curso de verão oferecido pelo Universidade Estatal Russa de Cinema «Gerasimov»?

Sinto-me bastante emocionada em conhecer um lugar novo, bem como, conhecer uma escola de cinema que não é a minha, ter contato com professores que não conheço e ver como eles entendem o cinema, como o vivem, seus métodos de filmagem, conhecer estudantes de outros países, acompanhar o processo de filmagem e partilhar ideias para criar uma história diferente.

Se você deseja saber mais sobre estudos na Rússia, pode se inscrever para receber a nossa newsletter e ter acesso ao nosso artigo intitulado Como Cursar uma Graduação ou Pós-graduação na Rússia.