Hoje, vamos conhecer Javier Flores (México), estudante da Universidade Aeroespacial de Samara (SGAU), onde atualmente a aprende o idioma russo e se prepara (nas disciplinas de acordo com seu perfil acadêmico) para continuar com seus estudos de mestrado em foguetes e naves espaciais.

Por que você decidiu estudar na Rússia?

Eu vim para cá porque, desde há muito tempo, gosto de aviões e tudo relacionado a isso, e como a Universidade aqui em Samara é especializada nessa área, eu pensei bem e achei melhor vir estudar aqui na Rússia.

Como você ficou conhecendo a ALAR?

Como sempre me interessei muito pelas aeronaves e tudo que envolve esse tema, pesquisei na Internet e encontrei a ALAR.

Qual foi a reação de seus pais e amigos ao saberem de sua viagem para a Rússia?

Meu pais primeiramente pensaram: se é isso que você quer… faça-o, e os meus amigos me disseram que eu estava louco, mas no final a gente tem que decidir isso sozinho.

É difícil aprender o idioma russo?

É algo completamente diferente do espanhol, inglês, nada a ver com as outras línguas, é um idioma difícil, mas você tem que praticá-lo, ler e assim aprenderá, mas é preciso ter muita vontade de estudar. Aqui o inglês e o espanhol não são muito falados, o idioma principal que todos usam é o russo mesmo e você precisa se adaptar a isso aprendendo a língua.

Nós sabemos que você participou do dia da cosmonáutica…

É um evento muito especial para a universidade, e comemora a ida do primeiro homem foi ao espaço (Yuri Gagarin). E não é celebrado somente na Universidade, mas em todo o país, já que é considerado um dos melhores do mundo nessa área.

Você já se acostumou a comida russa?

É muito diferente da comida mexicana, muito diferente, penso que a comida russa é razoável, não é a melhor comida do mundo, mas qualquer pessoa se acostuma a ela.

Do que você gosta mais na Universidade Aeroespacial de Samara?

Do ambiente da Universidade, dos foguetes, do museu de cosmonáutica. Se trata de um ambiente que você vem para estudar, e se sente motivado a continuar estudando.

Se você quer saber mais sobre estudos na Rússia, pode se inscrever para receber a nossa newsletter e ter acesso gratuito ao nosso artigo intitulado Como Cursar uma Graduação ou Pós-graduação na Rússia.