Um dos principais receios de muitos profissionais de saúde latino-americanos que desejam cursar uma especialização na Rússia, é o tempo de duração das práticas médicas e se estas são suficientes (ou se valem a pena). Este artigo vai esclarecer estes dois pontos que irão ajudá-lo a decidir se a Rússia é o país certo para realizar uma especialidade médica.

Duração de uma especialidade médica na Rússia

Como já foi mencionado em um anterior vídeo nosso, intitulado Quanto tempo dura uma especialidade médica na Rússia? As especialidades médicas nesse país duram dois anos em tempo integral (devido ao seu alto nível de exigência), no entanto neste período de tempo é realizada a mesma quantidade de horas (de estudos e práticas profissionais) de uma especialidade médica de 3 anos em um país da América Latina.

Universidades especializadas em medicina

Na Rússia, existem várias universidades especializado em medicina que possuem grande prestígio e renome internacional. Como vimos em nosso artigo anterior intitulado Por que estudar medicina na Rússia? estes centros educacionais contam com professores qualificados, instalações modernas e equipamentos de ponta. Entre as universidades mais proeminentes estão: a Universidade de Medicina de Saratov, a Universidade Noroccidenal de Medicina da Rússia «Mechnikov» (SPbMAPO), a Universidade Estatal de Belgorod (BelGU), a Universidade Russa da Amizade dos Povos RUDN (Moscou), entre outras.

As práticas médicas na Rússia são suficientes? São de boa qualidade?

A Rússia conta com diversas especialidades médicas que possuem um elevado nível de qualidade, como vimos no testemunho do Dr. Alejandro Honores (Peru) que fez sua especialização médica em Neurocirurgia na Rússia. O médico russo não se baseia só na teoria e sim na prática, como Alejandro menciona: uma frase «comum» entre seus mentores em sua fase de treinamento era: «o importante não é me dizer como se corta e sim cortar para que eu veja».

Se você deseja saber como estudar uma especialização médica na Rússia, pode entrar em contato conosco ou escrever sua pergunta mais abaixo (secção de comentários).

Imagens de Monkey Business © imagem via Canva