Hoje vamos conhecer Rodion Chechetkin, que nasceu na Rússia, mas desde os 8 anos de idade reside no México. Ele viajou para a Rússia em setembro de 2015 para continuar seus estudos de Mestrado em Motores de Aeronaves na Universidade Aeroespacial de Samara.

Rodion cursou seus estudos primários, secundários e universitários no México, obtendo o diploma de Engenheiro Mecatrónico; e já faz aproximadamente um ano que por intermédio da ALAR teve a grande oportunidade de estudar na Universidade Estatal Aeroespacial de Samara, para desenvolver melhor seu talento no que tange ao controle e projeto de quadricópteros, além da navegação.

Porque você decidiu estudar na Rússia?

Na Rússia se desenvolve muitíssima tecnologia, que talvez nem conheçamos. Eles são criadores e desenvolvedores de sua própria tecnologia, diferentemente de outros países que compram. E isso é algo muito importante que foi decisivo na mina escolha de estudar nesse país, pois suas universidades as desenvolvem para venderem para empresas privadas, para seu próprio exército ou uso particular.

Quais seus planos quando terminar o mestrado?

Devido ser a Rússia um país que desenvolve sua própria tecnologia, gostaria de ficar por aqui e participar no desenvolvimento de novas tecnologias; caso não tenha essa oportunidade, voltaria para o México e optaria por seguir alguma outra área como educação, para transmitir os conhecimentos adquiridos em alguma universidade, outra forma seria dedicar-me a indústria em processos como programação, montagem, etc…

Quais conselhos você daria aos jovens que estão planejando estudar na Rússia?

Na Rússia as regras são bem rígidas, e eu sugiro seguir as regras, as recomendações das pessoas que são responsáveis pela gente neste país, já que isso evitaria muitos inconvenientes tanto para a organização, como para nós mesmos. Outra recomendação seria no que refere ao dinheiro, todos gostamos de passear na Rússia, conhecer o lugar, comprar alguma lembrança, então, eu recomendaria um pouco de cautela quanto ao uso do dinheiro que se tem, procurando economizar ao máximo os recursos.

Qual a sua opinião sobre o assessoramento recebido pela a ALAR?

Devo dizer que estou muito grato a ALAR, já que diferentemente de outras, esta organização me deu apoio na viagem, estudos e, durante todo esse tempo que tenho vivido na Rússia tenho tido auxílio por parte deles; e em nenhum momento me senti desamparado, sempre tive alguém me dando algum respaldo, e sempre responderam todas as minhas dúvidas e acataram sugestões prontamente.

Gostou da entrevista com o Eng. Chechetkin? Deseja ser o próximo a viajar e estudar na Rússia?

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode entrar em contato conosco, ou escrever a sua pregunta mais abaixo (seção comentários).

Imagem da ALAR – Estudos na Rússia