A engenharia mecânica é o ramo da engenharia encarregado de empregar os princípios da física, termodinâmica, mecânica e análise de matérias diversos com o fim de alcançar uma maior produtividade, no que se refere a maquinaria.

Os principais âmbitos de atuação na engenharia mecânica vão desde a construção, reforma, reparação, montagem ou exploração de diversas estruturas que dispõe determinada empresa, seja em termos de equipamentos mecânicos, hidráulicos, energéticos, até plantas industriais.

O engenheiro mecânico pode executar uma ampla variedade de atividades, dependendo do setor de atuação, estando muito ligada a engenharia elétrica ou química. Alguns dos campos englobados pela engenharia mecânica são: mecânica de sólidos, de fluídos, energia, fabricação, produção e materiais, dependendo do ambiente onde as atividades são desempenhadas.

Como observamos, existe uma ligação entre essa profissão os serviços de muitas outras; sendo os formados nessa área muito importantes para o funcionamento das máquinas e demais ferramentas que usamos para conquistar nossos objetivos diários. Imagine se as máquinas de fabricar colchões falharem ou não encaixar alguma peça em uma máquina de engarrafar bebidas.

Sabe-se que o engenheiro mecânico está apto para resolver qualquer desafio que se apresente em seu caminho, por isso lhe apresentaremos o perfil profissional desse tipo de engenheiro, para que você possa se inspirar e ver se desejara realmente ter essa profissão no futuro.

Perfil Profissional

Desenha e instala equipamentos mecânicos, escolhendo seus componentes, materiais e especificando custos e tarefas a serem executadas.

Identifica e resolve problemas relacionados com máquinas e seus processos de transformação.

Otimiza os processos dos equipamentos que instala, selecionando programas e atualizando os sistemas dos mesmos.

Participa do planejamento, seleção e execução de projetos relacionados a mecânica.

O trabalho compartilhado de um engenheiro mecânico como o mundo, vai desde resolver diversos problemas dessa natureza, bem com permitir a conexão das diversas áreas que possam estar envolvidas em seu ambiente de trabalho. E existem uma forma melhor de você se formar como engenheiro do que aprendendo com profissionais de grande qualidade e competência, como os engenheiros russos? Conheça quais os custos das universidades russas na área da engenharia, aqui.

A ALAR lhe convida a conhecer as opções de estudo disponíveis para você, onde poderá conhecer mais sobre a área da engenharia e como se preparar para se tornar um engenheiro altamente qualificado. Conheça o que a ALAR lhe oferece aqui.

Você gosta de engenharia? Deseja ser o próximo engenheiro a se graduar em uma universidade russa?

Se deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode entrar em contato conosco ou escrever sua dúvida mais abaixo (seção comentários).

Imagem de USFQ via Flickr.com sob licença de creative commons.