Hoje conheceremos Melissa Hernández Robles (Serviços Médicos de Emergência), Sergio Origel Romero (Oncologia) e Jazmine Juárez López (Oftalmologia), três estudantes mexicanos que viajaram para Rússia com o fim de estudar na Universidade Russa Noroccidental de Medicina Mechnikov.

Porque você escolheu a Rússia para prosseguir com seus estudos?

Melissa: Porque é um país que oferece muitas oportunidades, sobretudo na área da medicina, para estudar de forma fácil em termos de procedimentos. Conta com um avanço na área da medicina muito maior do que nos países da América Latina.

Porque você escolheu a Universidade Noroccidental de Medicina Mechnikov?

Jazmine: Principalmente, porque tenho muito interesse na cidade de São Petersburgo, as opções que tinha eram Moscou e São Petersburgo; algumas pessoas que conheço falaram que era uma cidade muito bonita; vi a grade curricular oferecida pela universidade e acabei escolhendo essa opção.

Qual a sua opinião sobre a assessoria prestada pela ALAR?

Sergio: Sempre estiveram muito atentos as minhas dúvidas e perguntas. No início tentei fazer tudo por minha conta, mas não tive êxito, então resolvi faze-lo por intermédio da ALAR e dessa forma consegui viajar para realizar meus estudos.

Você fez o curso de idioma russo on-line? Ficou satisfeito com a aprendizagem?

Sergio: Antes de começar a estudar ou participar de aulas de russo não sabia nada, mas com poucas semanas, sem ter finalizado sequer o primeiro curso, já tinha alcançado um progresso significativo; e isso aliado a uma pratica constante te ajuda bastante. Sobretudo se procurar ter uma rotina de estudos, em vez de ficar apenas com as aulas, procurando ler notícias, assistir programas ou filmes em russo, isso te ajudará bastante.

Quais as suas expectativas sobre esse novo desafio na Rússia?

Jazmine: Minhas expectativas são principalmente obter um bom nível de preparação, além de conhecer pessoas de outros países, e dessa forma, ter uma experiência multicultural; e bom… ter um bom nível médico na especialidade que vou cursar.

O que planeja fazer ao terminar a sua especialidade na Rússia?

Sergio: Ao terminar a minha especialidade, talvez prolongue minha estadia na Rússia por dois anos mais, ou não (ainda não decidi).

Jazmine: Meu objetivo é trabalhar posteriormente na Espanha, tenho um amigo que fez isso anteriormente, e essa é minha meta. Chegar a terminar a minha especialidade e logo ir trabalhar lá.

Que mensagem você diria aos jovens profissionais que estão pensando em estudar na Rússia?

Melissa: Que não duvidem, se seu coração indica que deve ir seja para a Rússia ou outro país estrangeiro. Na minha experiência pessoal estava buscando estudar no exterior e encontrei o site da ALAR (sem pesquisar, simplesmente apareceu), li o mesmo e gostei e disse é aqui. E foi assim, não duvidei em seguir meu sonho.

Jazmine: Que se informem muito bem, no começo muitas pessoas me disseram que era um grande erro e na verdade fiquei com um pouco de medo, mas logo me preparei bem e tomei a decisão de vir, pois me dei conta que eles estavam errados. Então, se existem vantagens, esqueça os fracassos dos outros, apenas atreva-se e aproveite.

Qual sua opinião sobre estudar medicina? Qual sua opinião sobre estudar na Rússia? Deseja ser o próximo a gravar uma entrevista com a ALAR contando sua experiência?

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode  entrar em contato conosco ou escrever a sua pergunta mais abaixo (seção comentários).

Imagem cortesia da ALAR – Associação Latino-americana Russa.