A maioria de nós já ouviu falar sobre museus, e sabemos que quase todas as cidades de destaque mundial contam com estes ambientes, que se dedicam a conservar e preservar as riquezas culturais históricas das nações. Os museus são espaços considerados guardiães de tesouros e por anos têm permitido a humanidade testemunhar sobre a sua própria trajetória no decorrer da sua história.

Desde museus de arte, científicos, até os que conservam e preservam a vida (naturais), encontramos a base que põe em marcha o labor de uma ciência em sua forma de estabelecer a ordem das coisas, conhecida como Museologia.

A seguir, você conhecerá mais sobre o trabalho que vem a ser uma peça fundamental na museologia, como o mesmo é desenvolvido, seus atores e sua finalidade.

Ciência da conservação e preservação

A museologia se trata da ciência dos museus, ou seja, explica a existência deles, o funcionamento, e estuda a razão de ser dos mesmos. Demonstrando que estes cumprem uma importante função dentro da sociedade, pois são recintos do saber, ensino e sobretudo de contemplação de um dos labores mais louváveis do homem, a arte .

Alto nível cultural

Aqueles que se atrevem a estudar museologia, adentram-se a um imenso mundo cultural, onde se pode visualizar obras, trabalhos, peças e demais objetos e, até mesmo, seres que os permitirão uma viagem pela história; presenteando a quem deseja conhecer esta área de estudos com conhecimentos sobre muitos assuntos de interesse social mundial.

Devemos nos lembrar que os museus carregam pura história entre suas quatro paredes, nos contando como fomos, como somos e nos permitindo inquirir acerca de que como seremos no futuro, que estamos construindo com as nossas ações. Encarar a história da humanidade é uma tarefa que implica uma constante aprendizagem, e uma das melhores formas de se fazer isso é a aprendendo a ensinar a outros o quão importante, nós seres humanos, podemos chegar a ser enquanto entes sociais.

Conexão com o mundo

A graduação em Museologia lhe abrirá muitas portas a nível global, pois não apenas na América Latina existem museus, mas também em toda a Europa e demais continentes. Países encontramos museus renomados como o do Louvre, o Museu do Prado, o Museu Hermitage, entre outros… que abrem suas portas diariamente para enriquecer culturalmente aqueles que o buscam para se nutrirem de preciosa informação.

Ao decidir estudar esta importante graduação, as universidades russas lhe oferecem uma oportunidade única para isso; visite o seguinte arquivo e para que conheça os custos inerentes ao curso na Universidade Estatal de Kazán (KFU) na área da Museologia e Conservação do Patrimônio Cultural e Natural.

Qual a sua opinião sobre esse assunto? Gostaria de saber mais sobre os museus? Gostaria de conhecer e estudar na Rússia?

Se você deseja aprender mais sobre como estudar na Rússia, pode entrar em contato conosco ou escrever sua dúvida mais abaixo (secção de comentários).

Imagem via Flickr sob licença de creative commons.