O ser humano por natureza buscar desenvolver habilidades sociais que o permitem estabelecer relações interpessoais de caráter afetivo (familiares, cônjuge e amigos) ou professionais (no ambiente de trabalho); isso se dá devido a diversos processos mentais que tornam possível sua interação social com seus semelhantes, permitindo o seu próprio desenvolvimento em vários cenários ao longo da vida.

O psicologia é uma ciência que se encarrega de estudar estes processos que envolvem emoções, percepções, comportamentos e outros elementos que formam conjunto de tudo o que está relacionado as atitudes que tomamos diante de situações diversas que se apresentam  em nossa vida. A seguir apresentamos alguns aspectos da psicologia e suas vantagens como profissão.

O que faz um psicólogo?

O psicólogo ou psicóloga, em alguns casos, é responsável por resolver e sistematizar os processos mentais próprio dos seres humanos, isto é, ver de forma concreta o que pode nos levar a tomar certas decisões diante das situações e circunstâncias que nos cercam no dia-a-dia.

O fato de sermos felizes ou tristes, animados ou depressivos, calmos ou iracundos, tem como origem nossas experiências acumuladas ao longo da vida, por este motivo, quando certas emoções não se ajustem perfeitamente dentro das reações consideradas como corretas, é o momento de se buscar ajuda profissional para desvendar os segredos que podem esconder tais situações.

A ciência da necessidade de se compreender

Os seres humanos muitas vezes se perguntam o porquê de alguém agir de certa forma diante de determinadas circunstâncias que se possam apresentar; essa necessidade de encontrar respostas ou explicações faz com que a psicologia esteja presente no rol das mais importantes profissões desempenhadas por nós, seres humanos.

Através da psicologia é possível encontrar respostas para muitas perguntas que podem surpreender o homem no que tange a como atuar defronte os desafios da vida. Um exemplo disso é que nas mais variadas profissões encontramos o uso desta ciência no sentido de tentar prever ou controlar as ações dos indivíduos.

Uma escola de muitos anos

A psicologia, como ciência, tem uma história muito longa, que tem dado origem a variadas abordagens ou teorias conforme sua diversidade de aplicações. Na educação, ela é extremamente importante, pois permite aos professores poderem visualizar e explicar os comportamentos dos alunos dentro da sala de aula; pois muitas vezes, estes agem de determinada forma devido a certas situações que podem estar ocorrendo em suas casas ou em outros locais que frequentam.

Também no âmbito laboral, a psicologia tem uma elevada importância, possibilitando a análise do perfil de um candidato a uma oportunidade de trabalho; já que para atender ao público, fazer trabalhos administrativos ou exercer outra atividade qualquer exige um perfil mental capaz de trabalhar sob condições específicas.

Uma visão completa de mundo

Para aqueles que estudam e exercem a psicologia como profissão, o mundo se revela de uma forma completamente diferente da que se apresenta para qualquer outro indivíduo, pois são capazes de ler o corpo e a mente das pessoas, percebendo coisas que muitas vezes passam “batidas” para o restante dos indivíduos.

Essa carreira proporciona muitas possibilidades de trabalho, onde o psicólogo pode atuar ajudando outros profissionais das forças policiais, empresas, hospitais, centros educacionais, entre muitos outros; servindo de ponte entre os indivíduos e a sociedade global.

Você quer estudar psicologia? Tem vontade de cursar psicologia na Rússia? Queremos saber a sua opinião.

Se você quer saber mais sobre como estudar na Rússia, pode se inscrever para receber o nosso boletim semanal e ter acesso ao nosso artigo intitulado Como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia, ou pode escrever sua pergunta mais abaixo (secção de comentários).

Imagem de rcc97 via Flickr.com sob licença de creative commons.