Hoje em dia, tudo gira em torno da Inteligência Artificial, mesmo que você não perceba isso no seu dia a dia. Existem muitos avanços na sistematização de processos e logaritmos que grandes empresas como Google, Facebook, IBM, entre muitas outras, estão conseguindo implementar em suas máquinas e computadores, para melhorar a qualidade do serviço prestado aos seus usuários.

Estamos completamente rodeados por computadores inteligentes que estão mudando o mundo, da forma como o vemos, por completo. Portanto, se especializar nessa área é algo muito procurado, entre os engenheiros mecatrônicos, robóticos e de outros ramos afins. Sabendo disso a Universidade Politécnica de São Petersburgo – SPbPU lança o Programa de Mestrado de Dupla Graduação em Sistemas Inteligentes.

O objetivo desse programa é preparar professores dessa ciência para que conheçam as últimas novidades sobre as tendências na arte da automação e robótica inteligente e habilidades no desenvolvimento de sistemas e tecnologias de controle.

O que você precisa saber sobre este mestrado?

O idioma em que é ministrado

Este Mestrado é ministrado em inglês, todos os estudantes que se candidatam a ele devem demonstrar um nível avançado de conhecimento desse idioma, no mínimo um nível B.

Parceiros e Empresas para Aulas Práticas

Ao concluir com êxito esse programa, os estudantes têm a possibilidade de obter dois títulos de mestrado, isso significa que a Universidade Politécnica de São Petersburgo conseguiu assinar um acordo com duas grandes universidades, uma delas a Universidade Leibniz de Hanôver, uma universidade pública localizada na Alemanha, e a Universidade de Londres (UK), universidade pública de pesquisa localizada em Londres; onde os alunos terão que viajar que viajar para realizar parte de seus estudos e práticas profissionais.

A formação prática, trabalhos de laboratório e pesquisa são realizados em laboratórios equipados com instalações modernas fornecidas pelas empresas Siemens AG, Oracle, entre outras.

O programa é realizado em colaboração com as principais empresas russas e internacionais (Siemens, SAP, General Motors, Empresa Unitária Estatal «VODOKANAL de São Petersburgo», LLC «KINEF») e ramos da Academia Russa de Ciências Práticas, nas aulas práticas, na organização das atividades do projeto e na assistência para o emprego.

Duração do programa

O programa dura 2 anos (4 semestres):

1º ano – Universidade Politécnica de São Petersburgo – SPbPU

2º ano – Universidade Leibniz de Hanover (Alemanha) ou Universidade de Londres (Reino Unido)

Teste de admissão

O exame consiste em atividades na área da informática e uma entrevista no idioma Inglês com o coordenador do programa (opcional – por Skype).

Cursos obrigatórios

Eis aqui alguns deles:

Sistemas Inteligentes (3 ECTS)

Métodos de Otimização (2 ECTS)

Gestão do Conhecimento e da Engenharia do Conhecimento (6,5 ECTS)

Tecnologia de Desenvolvimento de Software (4 ECTS)

Problemas Modernos de Ciência da Informação e Engenharia da Computação (4 ECTS)

Modelagem Matemática e Simulação (5 ECTS)

Sistemas de Computação (5 ECTS)

História e Metodologia da Ciência da Informação e Engenharia da Computação (2,5 ECTS)

Neuroinformática e Neurotecnologia (4 ECTS)

Para finalizar o curso deverá ser apresentada uma tese de projetos baseada em trabalhos científicos e de pesquisa e uma tese de mestrado final.

Os cursos podem variar entre uma universidade e outra, já que são de distintos países e a universidade politécnica tem um convênio diferente com cada uma delas, como no caso da Universidade de Londres e o projeto BRIDGE, criado para facilitar o intercâmbio de estudantes.

O que você achou desse artigo? Se sente interessado em estudar um mestrado? Deseja saber quais os cursos solicitados por cada universidade para emitir a dupla diplomação?

Você pode se inscrever para receber o nosso boletim semanal e nosso artigo intitulado como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia, ou pode escrever sua pergunta mais abaixo (secção de comentários).

Imagens cortesia da ALAR sob licença de creative commons.