Em recente reportagem a TV RPC de Guarapuava no Paraná levou ao ar e aos telespectadores a experiência do jovem estudante de engenharia mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Rafael Lima Thomaz. O Jovem estudante foi um dos candidatos selecionados junto a ALAR (Associação Latino-americana Russa) para uma das vagas do curso de Tecnologias Espaciais e Construção de Nano Satélites na Universidade Aeroespacial de Samara, Rússia. Entre centenas de candidatos e com uma prova de nível elevado, o jovem futuro engenheiro se diz uma pessoa privilegiada, “… feliz em poder estar fazendo o curso e em poder retribuir no futuro aqui no meu país”.

Aprendendo com novas tecnologias

Com grande procura, anualmente candidatos de várias partes do mundo inscrevem-se em diversos programas ofertados para estudantes estrangeiros pelas instituições russas. Tanto nos cursos de graduação como os de verão, se preparando para estar frente a uma nova perspectiva profissional e aguardando futuros enriquecimentos na sua área de atuação. Uma das áreas, sem sombra de dúvidas em larga expansão pelo globo é a da tecnologia aeroespacial e atualmente a Universidade Aeroespacial de Samara (SGAU), uma das melhores universidades russas na área, capacita estudantes para as áreas espaciais e da indústria aeroespacial. O curso também chamado de “escola espacial de verão” recebe entre os meses de junho e julho jovens estudantes de diversas partes do mundo. Samara recebe anualmente jovens de países como: França, Holanda, Coreia do Sul, Reino Unido, Índia, Bolívia Brasil, Colômbia e Peru, por exemplo.

Com uma equipe docente brilhante em suas áreas de competência, e a infraestrutura tecnológica e conhecimentos à disposição dos novos alunos. Sendo assim, tanto pela procura na área da engenharia Aeroespacial como por estudar em Samara podemos destacar a Rússia por ser a pioneira em lançamento e exploração de satélites sendo referência quando o assunto é viagens espaciais, foguetes, construções e novas tecnologias na área. Este é um dos papeis da ALAR (Associação Latino-americana Russa) em promover uma escolha em educação superior de alta qualificação e reconhecimento mundial. Promovendo o acompanhamento tanto dos seus alunos e familiares nos assuntos de sua área de estudo de interesse, quanto nos detalhamentos sobre a viagem, custos e estadia.

Desde sua primeira etapa de conversas e entrevistas com os candidatos, até o embarque para seu início de uma jornada única, a ALAR promove com sua estrutura e dedicação informações e demais necessidades sobre cursos, locais, cultura e lazer preparando seus estudantes e informando sobre suas instituições e ofertas de bolsas acadêmicas, entre outras. Este foi também o processo do estudante Paranaense Rafael Lima. Que além do reconhecimento de estar cursando em uma universidade e em um país pioneiro em sua área de pesquisa, o trabalho desenvolvido pela ALAR também foi o diferencial quando a oportunidade em adquirir novos conhecimentos, experiência e cultura é fundamental para o destaque na área profissional.

Entrevista de Rafael De Lima Thomaz

Se deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, você pode entrar em contato conosco ou escrever sua pergunta mais abaixo (secção comentários).