O início das aulas, logo após as férias de verão, é uma atividade muito importante e significativa tanto para os pais como para os alunos. Em todas as escolas do país, se realiza apresentações especiais para se comemorar esse dia especial, reunindo todos os estudantes e professores em diferentes discursos de felicitações (e acolhida) por parte da direção da escola em relação aos alunos. Geralmente se escutam canções e são recitados poemas.

Origem da celebração

O primeiro de setembro é conhecido na Rússia, como o “Dia do Conhecimento” e marca o início do ano letivo para os estudantes do país. Esta celebração foi criada em 1984 pelo Soviete Supremo da URSS.

Autoridades russas participam da celebração

Por tradição, o Presidente, o Primeiro-ministro e outros funcionários públicos do alto escalão participam das cerimônias nas principais escolas da Rússia. Segundo a tradição os alunos são colocados em fila fora da escola e ao soar a «primeira campainha», então se começa o primeiro dia letivo. Em algumas povos e cidades tradicionais, os estudantes usam roupas elegantes, trazendo ramos de flores para a escola.

Arranjos florais, laços e campainha de inauguração

Arranjos florais e laços são atributos importantes desta celebração, também é costume dar flores aos professores, por outro lado, as alunas de todas as idades colocam fitas brancas no cabelo. No final da festa, um estudante do décimo primeiro ano de estudos leva uma aluna do primeiro ano, que leva consigo uma grande campainha, e a mesma soa longamente a campainha, significando o «primeiro toque», que marca o início do ano letivo na Rússia.

Aulas abertas para os pais e convidados

Após a apresentação e de conhecer os professores, geralmente se costuma permitir aos pais e convidados participarem da aula inaugural. O primeiro de setembro é geralmente um dia letivo de curta duração na Rússia e os alunos voltam para casa mais cedo, mas no dia seguinte começa a rotina da escolar normal e os pais participam das reuniões “família na escola”.

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode se inscrever para receber o nosso boletim informativo e ter acesso gratuito ao artigo intitulado Como estudar uma graduação ou pós-graduação na Rússia .

Fonte:  Russia Beyond the Headlines.

Imagem de Russia Beyond the Headlines via Vitali Timkiv/TASS