Reconciliação e concordância: duas palavras chaves para este fim de semana na Rússia e que vem somando desde 1612, e também conhecido como o «dia da unidade popular», onde inclusive a Igreja Ortodoxa aproveita de sua grande influência sobre o país, para convocar os seus cidadãos  a «derrubarem as barreiras» que os separam de qualquer modo, como as: sociais, políticas, religiosas, raciais, etc e a serem reconhecidos como uma só nação que busca o seu caminho para a paz.

Fazendo um pouco de história

A origem desta celebração russa, como mencionamos antes, data do ano de 1612, quando o chefe militar Dimitri Pozharski juntamente com o comerciante Kuzmá Minin, marcharam com seus soldados da cidade de Nizhny Novgorod até Moscou, para libertar a capital Rússia da invasão perpetrada por forças militares polonesas que a tinha ocupado desde o final de 1584, após o país ter passado por um período de fome, seca e recessão económica que o levou a perder não apenas a capital para os poloneses, mas também algumas províncias do norte para a Suécia.

No momento em que os militares russos decidem libertar Moscou da ocupação polonesa, os soldados invasores decidem se defender com a estratégia de queimar tudo o que era possível no seu caminho, até que finalmente, no dia 4 de novembro foram confrontados diante das fortificações de Kitai-Gorod (das poucas que ainda permaneciam em pé) até que finalmente, em 7 de novembro, se renderam definitivamente diante dos russos, ao se verem encurralados e sem escapatória.

Uma data comemorativa russa muito importante

Na Rússia existem diferentes celebrações importantes, quase todas com sentido patriótico e religioso. No artigo anterior As 7 principais datas comemorativas da Rússia vemos algumas delas e destacamos o dia da reconciliação e concordância, como uma festa tradicional deste país, cuja importância já transcendeu até mesmo o sentido patriótico e tornou-se também um sentido religioso e inclusive, pode-se dizer, humanitário.

A parte religiosa se deve ao fato que, em 1645, o Czar Aleixo I decretou uma celebração em honra da Virgem de Kazan, pois afirmou que devido à sua intervenção foi possível a libertação de Moscou das mãos das forças de ocupação polonesas. O sentido «humanitário» é devido ao fato de que em 2004 o patriarca ortodoxo Aleixo II, propôs que nesta festa fosse relembrado que na libertação de Moscou prevaleceu a unidade do povo russo, acima das pequenas divergências (em alguns casos, nem tanto) existentes entre aqueles que formaram o exército de libertação.

Como comemoram?

É importante saber que ao viajar para a Rússia ou se já estiver no país por alguma razão qualquer, você certamente vai querer participar dessa celebração e das atividades decorrentes dela, tais como shows, fogos de artifício e eventos oficiais nos quais o governo nacional se envolve juntamente com todos os cidadãos, desde 2004, quando foi declarado como um feriado.

É comum passear pelas ruas da Rússia nesta data e encontrar manifestações populares, peças de teatro, danças e várias celebrações em parques e praças públicas, dedicadas a relembrar que não se trata de um evento político, mas uma festas dos cidadãos russos, os fazendo recordar que naquele dia foram capazes de se superarem vencendo as barreiras auto-impostas por questões discriminatórias de qualquer tipo, e o fizeram autonomamente, sem a necessidade da orientação de qualquer czar, mas sim, pela soma das vontades daqueles que tornaram possível libertação de Moscou.

Outras celebrações em datas próximas

Embora seja verdade que a Rússia não é o país com o maior número de feriados, também é verdade que próximo a festa da reconciliação e concordância (ou unidade popular), existem outras festas como o dia da Constituição da Federação Russa, celebrada em Dezembro ou o dia do conhecimento, em 1 de setembro.

No artigo anterior intitulado Celebração do dia do conhecimento na Rússia e o início das aulas, tratamos com detalhes desta festa e da importância do fato de diferentes escolas do país juntarem-se com seus representantes, com uma mesma finalidade: dar as boas-vindas ao novo período de aprendizagem. A comemoração se dá através peças de teatro e vários eventos culturais, nos quais até grandes autoridades como o presidente da Presidente da Federação Russa participa.

Celebrações de menor tradição e importância para o povo Russo

Com a chegada dos últimos meses do ano tem-se a oportunidade de se reencontrar com algumas tradições próprias do país e outras «importadas», como é o caso do Halloween. No artigo anterior intitulado Como foi comemorado o Halloween na Rússia? Explicamos em detalhes como essa festa, que embora não faça parte da tradição popular do país, vem ganhando força e importância entre os jovens, sobretudo graças ao intercâmbio cultural que o país permite e promove suas diferentes universidades.

Jovens de todo o mundo frequentam as universidades russas, como a Universidade Russa da Amizade dos Povos, Universidade Aeroespacial de Samara, Universidade Federal do Extremo Oriente e outras universidades importantes de diferentes cidades do país, levando consigo seus costumes e tradições, compartilhando-os com os cidadãos russos e o integrando a elas. Dessa forma a celebração do Halloween tem se integrado a cultura do povo russo e vem crescendo como oportunidade de diversão para os jovens russos.

O que você pensa sobre esse tema? Acha interessante a forma como se comemora a reconciliação nacional?

Se você deseja saber mais sobre como estudar na Rússia, pode contatar-nos ou escrever sua pergunta mais abaixo (secção de comentários).

Imagem de governo da cidade de Buenos Aires via Flickr.com sob licença creative commons.